Startup usa IA em drones para identificar riscos de contaminação pela Covid-19


No final de maio, em São Francisco, Califórnia (EUA), foi lançada a All-Clear, plataforma automatizada de combate à Covid-19. O programa foi desenvolvido pela Airspace e a paranaense Geo-X, em cooperação com o Departamento de Defesa norte-americano. O sistema detecta máscaras, distanciamento social, pontos de contato e temperatura corporal usando imagens de câmeras. E, permite também comandar uma frota de drones pulverizadores para a sanitização de áreas urbanas.

“O All-Clear utiliza a fusão de sensores, inteligência artificial e machine learning (máquinas capazes de aprender sozinhas, com análise de grandes volumes de dados). O sistema trabalha com integração completa com qualquer tipo de câmera moderna (interna e externa), seja térmica, fixa ou em drone”, detalha Fernando Shimata Ghiraldi, responsável pelas operações da Geo-X no Brasil.

PUBLICIDADE

Ghiraldi conta que a tecnologia desenvolvida em cooperação com o Departamento de Defesa dos EUA foi usada, originalmente, para detecção e captura de outros drones. Acabou remodelada e, acredita, pode ter novos usos em breve.

“A tecnologia é indicada para gestores do setor de saúde e pode ser implantada em terminais rodoviários, de trens e outros espaços com grande fluxo de pessoas. Apenas necessita de imagens em alta resolução”, completa o engenheiro. Segundo a empresa, o sistema já está em comercialização no Brasil.

A startup tem recebido orientações do Sebrae/PR para alçar novos voos. “Tivemos ajuda para fazer contatos com cientistas e professores da área de programação. Agora, estamos recebendo mentorias relacionadas à importação de hardwares para um próximo projeto, e auxílio nos contatos com despachantes aduaneiros e documentações pertinentes”, conclui Ghiraldi.

A Geo-X tem matriz em Realeza, no sudoeste do Paraná, e escritórios em São Paulo e em São Francisco, no Vale do Silício (EUA). (Com assessoria de imprensa)

Anterior Empresa libera marcação de ponto remoto por 90 dias
Próximos Ouvidoria mostra queda na satisfação com serviços da Anatel