PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Retailtech DMI

Startup brasileira cria mapa dos desejos para Black Friday

O mapa é baseado em algoritmo com tecnologia que aumenta eficácia da análise qualitativa; foram avaliados mais de 11 mil comentários postados no Twitter.

A Orbit Data Science desenvolveu um sistema para descobrir os desejos de compra dos brasileiros no Black Friday e constatou que entre os itens mais mais desejados nominalmente destacam-se: Livro, LG , Piscina , Celular e TV. E as categorias que tiveram mais menções foram, respectivamente: Eletrônicos , Livraria, Lazer, Vestuário e Beleza.

A pesquisa faz parte do projeto Mapa de Desejos | Black Friday para descobrir “O que os brasileiros estão querendo comprar na Black Friday?”. A empresa realizou um estudo no qual analisou detalhadamente 11.101 comentários de brasileiros no Twitter, que mencionaram o termo “Black Friday” junto a uma intenção de compra.  E o algorítimo classificou comentários publicados a partir de 25 de agosto de 2022. 

A utilização de NLP (Natural Language Processing) foi proposta por fomentar o treinamento do algoritmo a partir da leitura de padrões de uma base de dados previamente classificada. Esta técnica, difundida pela popularização de produtos como Alexa, Siri e Google Assistant, diminui a propensão a erros por falsos positivos durante a criação do mapa. As técnicas de classificação de palavras-chaves em dados de social listening enfrentam desafios devido às várias características particulares dos dados de comentários em redes sociais. 

A atualização recorrente do algoritmo ainda se dá pela revisão periódica dos comentários, cuja classificação do modelo apresentou acuracidade. Assim como na etapa inicial de treinamento, estes comentários também são submetidos novamente à classificação humana. 

Por fim, a forma de visualização proposta para o projeto foi dividida em dois gráficos. O primeiro, chamado de gráfico de categorias, consolida os produtos mencionados pelo público em bolhas, que são agrupadas de acordo com a categoria de cada produto. Já o segundo gráfico apresenta a distribuição dos desejos manifestados no território brasileiro.

O significado

Segundo o Wikipedia, essa data foi marcada por acontecer um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas vem-se estendendo pelo resto dos países do mundo.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o setor varejista, porque representa ótimas oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas.

(assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS