Space X lança nova leva de satélites de baixa órbita


A Space X, operadora de satélites LEO do bilionário norte-americano Elon Musk, lançou na manhã desta quarta-feira, 29, uma nova leva de 60 satélites de baixa órbita. Mais uma vez, os satélites foram colocados simultaneamente no espaço, onde chegaram através de um foguete reutilizável Falcon 9, da própria empresa, cujos propulsores retornaram à Terra e aterrissaram sem problemas.

PUBLICIDADE

Os satélites foram despejados da nave lançadora a uma altitude de 290 km. De lá subirão, com propulsão própria, para 500 Km de altitude, onde entrarão em operação, formando a constelação Starlink, de provimento de banda larga aos rincões do planeta. A empresa tem autorização para lançar 12 mil desses satélites.

Segundo a empresa, o serviço de banda larga entrará em operação ainda este ano nos Estados Unidos e no Canadá. Será ativado para o resto do mundo em 2021. Com o lançamento de hoje, realizado a partir de base no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), a empresa passa a ter 240 satélites de baixa órbita circundando a Terra.

Anterior ConectarAGRO cobre 5 milhões de hectares com 4G
Próximos Medeiros: Da privatização aos OTTs