Só 369 municípios brasileiros têm banda larga com mais de 10 Mbps

Conforme a Anatel, há ainda 1,445 mil cidades brasileiras onde as conexões oferecidas não passam de 2 Mbps

shutterstock_asharkyu_banda_larga_infraestrutura_cabo_fio

A realidade da banda larga brasileira é ainda muito frágil, seja sob a ótica da infraestrutura ou do acesso. Conforme os números apresentados hoje, 6, pela Anatel, apenas 369 municípios brasileiros têm oferta de banda larga com velocidade média maior do que 10 Mbps.

Em outras 3,756 mil cidades, as redes de telecom disponíveis só conseguem oferecer velocidades de 2 Mbps a 10 Mbps. E em 1,445 mil municípios, as velocidades de conexão chegam a no máximo 2 Mbps.

Se essa é a realidade das redes de acesso, na rede de transporte, a situação também não é nada boa. Há pelo menos 2,325 mil municípios brasileiros sem backhaul de fibra. Desse total, 58% concentra-se nas regiões Norte e Nordeste do país, e abarca 14% da população.

“Nos próximos anos ainda terão que ser investidos dezenas de bilhões de reais na infraestrutura de telecomunicações para que o país consiga ter uma rede de banda larga satisfatória”, afirmou o conselheiro da Anatel, Igor de Freitas.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2288