Smartphones premium da LG receberão até três atualizações de sistema operacional

MPT vai ouvir funcionárias das fábricas terceirizadas da LG

Em mais um episódio do encerramento da divisão de celulares da LG, a empresa afirmou hoje, 8, que manterá atualizado o Android de seus smartphones premium por até três iterações. A garantia das atualizações, no entanto, vale apenas para os smartphones lançados em 2019 em diante. Alguns modelos de 2020, como LG Stylo e da família K, receberão duas atualizações do sistema operacional.

Ao sua saída do mercado de celulares nesta semana, a LG declarou que também haverá um plano para garantir suporte técnico atendimento e assistência dos aparelhos. Mas não forneceu mais detalhes a respeito disso. A empresa informou que continuará a fabricar smartphones no segundo trimestre de 2020 para cumprir as obrigações contratuais com parceiros e fornecedores.

MPT ouve funcionários de fábricas terceirizadas pela LG

Após denúncia do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o Ministério Público dos Trabalhadores (MPT) marcou uma audiência para esta sexta às 14h30, a fim de discutir o futuro dos 430 empregados das fabricantes Blue Tech, Sun Tech e 3C. As três tinham como cliente apenas a LG, que passará a concentrar sua produção em Manaus e fechará a fábrica em Taubaté.

Com isso, Blue Tech, Sun Tech e 3C anunciaram o encerramento de suas atividades para até maio. A denúncia do Sindicato se baseou em alegações de ausência de negociação prévia e falta de transparência e de boa-fé, além de demissão em massa na pandemia. A entidade exige a preservação dos empregos e que a LG assuma a responsabilidade pelos funcionários das fornecedoras.

Caso as partes não cheguem a um consenso durante a audiência, o MPT poderá iniciar um inquérito para apurar a responsabilidade das empresas em relação aos funcionários. “Nesta audiência, queremos que a relação entre as quatro fábricas seja tratada de forma transparente e que se abra caminho para a preservação dos empregos e direitos”, disse o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Avatar photo

Ramana Rech

Artigos: 110