Smartphones continuam a derrubar mercado de navegadores GPS


Levantamento divulgado hoje (18) pela empresa de análise de mercado Berg Insight demonstra que os smartphones continuam a roubar o mercado dos aparelhos de navegação por GPS. Segundo a empresa, em 2013, foram fabricados 22 milhões de dispositivos pessoais de navegação (PNDs na sigla em inglês). Uma ano antes, o mercado contabilizava 28 milhões de unidades. A previsão é que em 2019 sejam vendidos em todo o mundo não mais que 10 milhões de PNDs.

As quedas são motivadas principalmente pela popularização dos apps para dispositivos móveis. “O número de assinantes de telefonia móvel em todo o mundo, utilizando uma aplicação de navegação turn-by-turn on seu aparelho pelo menos uma vez por mês cresceu de 150 milhões em 2012 para 180 milhões em 2013 “, disse André Malm, analista sênior da Berg Insight. A concorrência tende a crescer ainda mais, a partir do momento em que os carros conectados apresentarem soluções de navegação de fábrica.

Os líderes de serviços de navegação no mundo são Google, Apple, Telenav, Appello Systems, Nokia e Garmin. Exemplos de grandes players locais incluem AutoNavi e Careland na China, SK Planeta na Coreia do Sul, e NAVITIME ZENRIN no Japão, bem como Navitel e Yandex na Rússia. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Assinantes LTE somam 250 milhões no mundo
Próximos Anatel rejeita pedidos de impugnação ao edital de 700 MHz