Smartphone continua a ser aparelho preferido para jogos

Pesquisa da ESPM revela que mais da metade dos compradores de apps e itens dentro dos jogos prefrem pagar com cartão de crédito

pokemon goO smartphone continua o mais popular (77,9%), seguido de computadores (66,4%) e consoles (49%). Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 6,1% dos entrevistados se consideram “hardcore gamers”. A maioria se identifica como um consumidor casual, que utiliza os jogos somente como uma forma simples de entretenimento (54,1%).

O dispositivo preferido para jogar é o smartphone, escolhido por 37,6% dos gamers, seguido de consoles (28,8%) e o computador (26,4%). Das pessoas que usam o celular para jogar, 76,1% afirmaram ter o costume de baixar algum tipo de aplicativo de jogos em seu smartphone. Das atividades diárias realizadas, 68,2% enviam mensagens de texto (WhatsApp, Viber, entre outros) e 69,6% acessam redes sociais. Jogar diariamente no celular é hábito de 46,6% dos gamers da amostra.

Baixar apenas jogos gratuitos continua sendo o comportamento da maioria dos jogadores (71,3%). A justificativa para nunca ter pago por um jogo, segundo os entrevistados, é o risco de comprar e não gostar do game (46,6%), seguida da existência de opções gratuitas com o mesmo propósito (40,7%).

O interessante é observar que cada vez mais consumidores aceitam anúncios publicitários nos games gratuitos, mas não da maneira que estão sendo veiculados atualmente: 76,6% aceitam baixar jogos que tenham propaganda, porém 83,4% acreditam que tais anúncios atrapalham a experiência.

Dos 28,7% que já compraram jogos ou adquiriram itens dentro de games gratuitos, o cartão de crédito é o meio mais popular, utilizado por 58,1% deles, seguido do PayPal (41,9%) e PagSeguro (25,6%).

Os dados fazem parte da quarta edição da Pesquisa Game Brasil,  que avalia os hábitos de consumo de jogos eletrônicos no país, realizada pela agência Sioux, pela empresa de pesquisa Blend New Resarch, pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, e pela empresa de análise da psicologia do consumidor Homo Ludens. A pesquisa teve a participação de 2.947 pessoas entrevistadas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.

 

 

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10391