SG do Cade recomenda aprovação da compra da Ebit pela A.C. Nielsen


A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação, sem restrições, da aquisição pela A.C. Nielsen do Brasil, subsidiária do Grupo Nielsen no país, do negócio de análise de e-commerce (Ebit) da Buscapé Company Informação e Tecnologia, que pertence ao Grupo Naspers. A operação foi comunicada no dia 7 deste mês, mas o valor não foi divulgado pelas companhias.

A justificativa do Grupo Nielsen para a compra da Ebit é de que a operação representa uma boa oportunidade para expandir seu negócio de pesquisa e informação do mercado de e-commerce, bem como entrar no negócio de certificação de lojas virtuais no Brasil. O foco principal da Ebit é a oferta de informações customizadas e não customizadas para inteligência de negócios. Assim como oferece o serviço de certificação de lojas onde o consumidor pode identificar a reputação das lojas virtuais e de acordo com classificações (Diamante ou medalhas Ouro, Prata, Bronze ou Em avaliação).

Para a SG, há uma grande quantidade de empresas atuando nesse mercado, e de grande porte, tais como Euromonitor, WPP/Ibope, IPSOS, Datafolha, GFK, Vox Populi, Accera, entre outros, o que continua corroborando a observação de que há elevada pulverização nesse mercado, conforme já detectado no caso Kantar/Ibope, de 2014. Por essa razão, conclui que a operação não tem potencial de alterar as condições concorrenciais no setor de pesquisas de mercado, em qualquer cenário analisado.

PUBLICIDADE
Anterior MCTIC altera cronograma da TV digital para acrescentar municípios
Próximos Anatel revisa valor de chamadas de fixo para móvel da Algar