Setor eletroeletrônico tem aumento de produção em setembro


(Crédito: Shutterstock Gwoeii)
(Crédito: Shutterstock Gwoeii)

Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontou que 56% das empresas do setor eletroeletrônico consultadas indicaram crescimento nas vendas e encomendas no mês de setembro em relação ao igual mês do ano passado.

Esse foi o maior percentual verificado desde fevereiro de 2014, quando 61% das entrevistadas deram essa indicação. Ao mesmo tempo, foi observada redução de 35% para 28% no total de empresas que indicaram retração. Também houve incremento na utilização da capacidade produtiva, que estava em 69% em julho, passou para 74% em agosto, e aumentou para 75% no mês de setembro.

Para o ano de 2017, 60% das empresas projetam crescimento, 16% esperam estabilidade e 24% tem perspectiva de queda ao comparar com 2016. “A maior parte dos nossos indicadores demonstra que estamos em processo de recuperação”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

PUBLICIDADE

As expectativas são positivas para os próximos meses, com maior número de entrevistadas projetando crescimento do que empresas com perspectivas de queda para o mês de outubro, para o 4º trimestre e para o 2º semestre deste ano, sempre comparados com iguais períodos do ano passado.

Lado ruim

Por outro lado, reduziram as indicações de crescimento das vendas/encomendas ao comparar com o mês imediatamente anterior, recuando de 60% das entrevistadas, na pesquisa de agosto, para 35%, neste último levantamento.

Quanto ao comércio internacional, diminuiu de 38% para 35% o número de empresas que ampliaram suas exportações, porém essa foi a 5ª pesquisa consecutiva que o total de empresas que registraram incremento nas vendas externas superou as indicações de queda. A pesquisa completa pode ser vista no site da associação, aqui. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Designados os novos integrantes do Comitê de Defesa de Usuários da Anatel
Próximos Claro renova planos pós-pagos e lança serviço de chamadas ilimitadas no exterior