SES-17 é lançado com sucesso no foguete Ariane 5


Foguete Ariane 5 levanta voo para colocar o satélite SES-17 em órbita (Divulgação)
Foguete Ariane 5 levanta voo para colocar o satélite SES-17 em órbita

O satélite SES-17 foi lançado com sucesso ao espaço a bordo de um foguete Ariane 5 da base de lançamento espacial europeia em Kourou, Guiana Francesa, ontem, 23 de outubro, às 11:10 pm em horário local (02:10 am UTC).

Multimissão e em banda Ka, o equipamento da operadora SES vai cobrir as Américas, o Caribe e o Norte do Oceano Atlântico. De seu posicionamento orbital de 67,1º oeste. Este satélite geoestacionário (GEO) de alta capacidade será usado principalmente para entregar banda larga aos segmentos aeronáutico, marítimo, empresarial e governamental.

Construído pela Thales Alenia Space, o SES-17 é o primeiro satélite geoestacionário a embarcar uma carga útil totalmente digital alimentada pelo processador digital transparente (DTP). Ele terá quase 200 feixes que podem ser conectados a qualquer outro feixe a qualquer momento. Isso, combinado com a capacidade de alterar dinamicamente a alocação de potência e frequência entre os feixes, significa que o SES-17 pode se adaptar às mudanças nas necessidades do cliente em tempo real, segundo a empresa.

É também o primeiro satélite GEO a usar o ARC (Controle Adaptativo de Recursos), um sistema de software pioneiro da indústria que aproveita a flexibilidade total de cargas totalmente digitais para adaptar de forma autônoma, e em tempo real, o espaço e os recursos terrestres para atender às necessidades do cliente.

Equipado com sistema de propulsão totalmente elétrico, o satélite chegará em seu destino em meados de 2022. Quando estiver operacional, o cliente âncora da SES-17, a Thales InFlyt Experience, usará a conexão baseada em satélite para alimentar sua solução de conectividade de aviação de próxima geração, FlytLIVE.

PUBLICIDADE
Anterior País precisará de subsídio para a demanda de acessos à internet, diz MCom
Próximos MCom: 'PEC emergencial tirou pressão da PEC dos fundos'