PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Negócios DMI

Sensedia entra nos EUA de olho no mercado de APIs

A Sensedia cresceu acima de 70%, impulsionada pelo aumento da adoção de plataformas digitais como e-commerce e marketplace.
Sensedia entra nos EUA de olho no mercado de APIs - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia especializada em APIs, está iniciando operações no mercado norte-americano. A empresa cresceu acima de 70%, ultrapassando R$ 130 milhões, impulsionada pelo aumento da adoção de plataformas digitais como e-commerce e marketplace, pagamentos eletrônicos, carteiras digitais e as iniciativas do Open Banking e Open Insurance – tecnologias utilizam APIs como uma das principais ferramentas de integração de dados.

No caso do Open Banking, a empresa contribuiu como conselheira do Banco Central no estabelecimento de regras e no design das interfaces técnicas para a abertura de dados entre instituições financeiras. “Nessa esteira, já vemos o “Open Everything” virar realidade. As estruturas de governança já começam a dar os primeiros passos para acelerar o debate sobre Open Health e Open Education”, explica Kleber Bacili, CEO e cofundador da Sensedia.

A carteira de clientes da Sensedia inclui empresas no Brasil e em mais 10 países da Europa e da América Latina. A maior parte da receita é proveniente do Brasil, país sede da empresa, que está localizada em Campinas, São Paulo.

A investida internacional começou com atuações no Peru e na Colômbia. Em seguida, a empresa inaugurou operações no Reino Unido, Alemanha, Espanha, Suíça e Lituânia – esse último, um reconhecido hub global de fintechs e startups. “Nossa solução resolve um problema global, mas o Brasil representa 3% do mercado de gerenciamento de APIs, enquanto a Europa representa 25% e os EUA, 50%”, explica Marcílio Oliveira, cofundador e Chief of Growth da Sensedia.

Para acompanhar esse crescimento acelerado, a companhia contratou mais de 400 pessoas para compor sua equipe técnica em 2021 e assinou com a norte-americana Riverwood Capital um aporte de R$ 120 milhões, o que vem ajudando a acelerar a inovação e reforçar a escalada internacional da empresa brasileira. Além disso, pelo quarto ano, a Sensedia entrou na lista das Melhores Empresas para se Trabalhar, da GPTW.

(com assessoria)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS