Satélite ViaSat-3 completa fase de simulação das condições de lançamento

Constelação formada por três equipamentos de banda Ka deve cobrir todo o planeta e ser uma das mais potentes em operação
ViaSat-3 passa por teste que simula conduções de lançamento
Teste do VIaSat-3 inclui simulação das condições de lançamento

A Viasat anunciou, nesta segunda-feira, 28, que o satélite ViaSat 3 Americas concluiu o Teste Final de Satélite Integrado (FIST, na sigla em inglês) e segue para a fase de configuração de voo.

Segundo a empresa, o FIST foi projetado para testar todos os sistemas de carga e barramento do satélite, com a intenção de confirmar o funcionamento adequado do dispositivo após testes ambientais mecânicos, que simulam o lançamento da espaçonave.

O satélite já havia concluído os testes ambientais mecânicos e de vácuo térmico, os quais simulam as condições de extremo calor e frio do espaço sideral. Estima-se que o ViaSat 3 Americas tenha vida útil de 15 anos.

“Com a conclusão do Teste Final de Satélite Integrado, agora temos a confirmação de que o processo de design e construção do satélite produziu uma espaçonave pronta para o lançamento”, afirmou, em nota, Dave Ryan, presidente de Redes Espaciais e Comerciais da Viasat.

Após os testes de preparação para o voo, o equipamento deve ser transportado das instalações da Boeing, em El Segundo, na Califórnia, para o Cabo Canaveral, na Flórida.

A expectativa é de que a constelação ViaSat-3, com satélites de banda Ka, forneça o que há de mais moderno em economia de largura de banda, com flexibilidade para mover a capacidade para qualquer lugar onde exista demanda.

Os dois primeiros satélites devem se concentrar nas Américas e na EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Os planos incluem um terceiro equipamento, que deve se concentrar na região Ásia-Pacífico, completando, assim, a cobertura global do serviço da Viasat.

Espera-se que cada satélite ViaSat-3 gere mais de 20 kW de potência de carga útil. Além disso, a constelação ViaSat-3 deverá ter aproximadamente oito vezes mais capacidade do que a frota atual da Viasat combinada.

Em maio de 2021, o Conselho Diretor da Anatel, por unanimidade, autorizou a Viasat a explorar, pelo prazo de 15 anos, o ViaSat-3 sobre o território brasileiro.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10421