PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Satélite

Samsung apresenta solução de conectividade via satélite para smartphones

Recurso deve integrar futuras gerações do chip Exynos e permitir o envio de mensagens bidirecionais, vídeos e fotos em alta resolução em áreas sem cobertura móvel
Samsung apresenta solução de conectividade via satélite para celulares
Futuros smartphones da Samsung devem incluir chip com conectividade via satélite (crédito: Divulgação)

A Samsung anunciou, nesta quinta-feira, 23, uma solução de conectividade via satélite para smartphones. O modem de redes não terrestres (NTN) 5G deve permitir que aparelhos alcancem sinal de satélite para se conectar à internet, sobretudo em áreas remotas.

A empresa sul-coreana sinalizou que planeja integrar a tecnologia ao chip Exynos, usado em muitos de seus smartphones.

Segundo a fabricante, a tecnologia NTN permite que satélites forneçam conectividade a regiões inacessíveis por redes terrestres, como montanhas, desertos e oceanos. A solução também deve ter serventia em áreas afetadas por desastres e na operação de aeronaves não tripuladas.

Além disso, a Samsung indicou que futuras gerações de modens Exynos terão suporte ao envio de vídeos e fotos em alta definição, assim como mensagens de texto bidirecionais.

A companhia ainda informou que, com a integração da conectividade via satélite, suas soluções NB-IoT (internet das coisas de banda estreita) dispensarão a necessidade de um chip de antena sem fio separado dentro dos smartphones, o que deve proporcionar uma flexibilidade muito maior aos projetos de design de dispositivos móveis.

“A Samsung planeja assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G”, disse, em nota, Min Goo Kim, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Processadores de Comunicação da Samsung.

Comunicação via satélite

No ano passado, a Apple disponibilizou o serviço Emergency SOS, que permite o envio de mensagens para serviços de emergência por meio de conexão via satélite em áreas em que não há cobertura móvel.

Até o momento, o recurso, que funciona apenas em aparelhos da família iPhone 14, está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Alemanha e França. Gratuita por dois anos, a tecnologia conta com o apoio dos satélites da Globalstar.

No início deste ano, foi a vez da Qualcomm apresentar a solução Snapdragon Satellite. O recurso projetado para o envio de mensagens mediante sinal de satélite deve ser disponibilizado para smartphones que utilizam o sistema operacional Android e o processador Snapdragon 8 Gen 2.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS