Samsung apoia o Ginga e suas evoluções, afirma executivo.


O vice-presidente de negócios da Samsung, Benjamim Sicsú, afirmou hoje, 9, ao Tele.Síntese que a fabricante sul coreana foi uma das primeiras fabricantes de televisores no Brasil a se engajar no projeto do desenvolvimento do middleware nacional para a TV digital, o Ginga.

Segundo o executivo, a empresa chegou a desenvolver a primeira versão do software nacional, mas ainda não decidiu se vai participar da licitação a ser feita pelo Gired, que vai contratar 14milhões de conversores com o Ginga C, para o Bolsa Família. Conforme Sicusú, a empresa entende que o software terá várias outras versões, à medida que evoluir e que é uma decisão do Gired (grupo de implementação da TV Digital) decidir por qual modelo ele irá comprar.

Ontem, o fórum de TV digital aprovou a especificação técnica do Ginga C (que permite o download de informações de serviços de governo), apesar dos votos contrários da indústria de televisores. Segundo Sicsú, a Samsung também apoia a necessidade da realização de testes desta nova versão do software, mas disse que ele, que é o representante da empresa e suplente no Forum, não participou  das reuniões realizadas para discutir o tema. Na semana passada, em reunião técnica, o dirigente de uma das empresas de TV teria dito que iria “melar” a decisão em prol do Ginga C.

Anterior Cade arquiva processo contra a Ericsson
Próximos Carteiros e senadores de oposição se unem por CPI dos fundos de pensão