Samsung anuncia processador e modem 5G para smartphones


A gigante sul coreana Samsung anunciou nesta quinta-feira, 24, dois chips criados para equiparem smartphones 5G. Foram mostrados, durante evento realizado nos Estados Unidos, um processador móvel Exynos 990 e o Exynos Modem 5123. Segundo a empresa, os chips foram desenvolvidos para realizar operações de inteligência artificial e 5G de alto volume.

O chip Exynos 990 usa arquitetura Cortex A76. Tem também embutido um processador gráfico Arm Mali-g77. No final das contas, seria 20% mais veloz e eficiente que antecessores. O silício tem ainda uma unidade de processamento neural com dois núcleos, responsável por lidar com aplicações específica de inteligência artificial, como reconhecimento de face e detecção de cenas.

PUBLICIDADE

Já o modem 5G apresentado funciona em qualquer rede móvel de quinta geração, seja naquelas que usam frequências sub-6GHz, seja nas que dependem de ondas milimétricas. Também é compatível com as redes legadas 2G, 3G e 4G.

O modem é capaz de agregar oito portadoras, o que significa velocidades de navegação máxima teórica de 5,1 Gbps em espectro sub-6GHz, e de 7,35 Gbps em ondas milimétricas. Para isso, usa também modulação 1024 (QAM).

Ambos os chips entram em produção em massa até o final do ano. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Nokia suspende dividendos para ampliar aportes em 5G
Próximos Relator altera PL da Lei de Informática para evitar renúncia fiscal e ações judiciais