Sai a lista de conselheiros substitutos da Anatel

Wellisch encabeça as indicações, mas sua ida para a presidência interina da agência depende de convocação do Conselho Diretor
Wellisch encabeça a lista e pode ser convocado como presidente substituto da agência/Crédito: Divulgação
Wellisch encabeça a lista e pode ser convocado como presidente substituto da agência/Crédito: Divulgação

Saiu o decreto com a lista de substitutos do Conselho Diretor da Anatel. O primeiro nome da lista é Wilson Diniz Wellisch, superintendeste de Fiscalização da agência. O segundo, é Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação. O terceiro é André Gustavo da Silva Gonçalves, superintendente de Gestão Interna de Informação.

Já a indicação do presidente substituto depende de convocação pelo Conselho Diretor, que se reúne nesta segunda-feira, 31, à tarde.

Por ora, o vice-presidente da agência, o conselheiro Emmanoel Campelo responde pelo colegiado.

As sabatinas do conselheiro Carlos Baigorri, indicado para a presidência da agência, e do secretário de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, indicado para a vaga de conselheiro, com a assunção de Baigorri, devem acontecer nas primeiras semanas de fevereiro, com o retorno dos trabalhos no Senado Federal.

A Anatel está sem presidente definitivo desde 4 de novembro, quando terminou o mandato de Leonardo Euler de Morais. Em 5 de novembro, o superintendente de Gestão Interna da Informação da agência, Raphael Garcia, cujo nome constava de lista tríplice de 2020, foi confirmado no posto de interino até que o governo apontasse seus indicados ao Senado.

O governo publicou em dezembro a indicação de Carlos Baigorri à presidência da Anatel e de Arthur Coimbra para complementar o mandato de Baigorri na cadeira que atualmente ocupa de conselheiro. Falta de acordo entre Executivo e Senado, no entanto, impediu a sabatina de ambos e votação dos nomes antes do início do recesso parlamentar. Com isso, a agência segue regida por mandatos temporários de seis meses de indicados apontados em listas tríplices pelo governo.

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588