Retailtech Yungas cresce 256% e prevê triplicar clientes

Catarinense Yungas, especialista em tecnologias para franchising, dobrou a carteira no ano passado com solução de ‘health score’.
Retailtech Yungas cresce 256% e prevê triplicar clientes - Crédito: Freepik
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A Yungas, empresa de tecnologia especializada em soluções de comunicação e gestão para franquias, deu um salto de 256% em seu faturamento em 2021, chegando a 32 grandes redes e 3,7 mil franquias ativas em sua plataforma. O número de clientes alcançados nos últimos doze meses também quase dobrou em relação ao ano anterior, quando 2 mil franqueados utilizaram os serviços da retailtech.

De acordo com Guilherme Reitz, CEO e co-fundador da Yungas, o resultado mostra continuidade no crescimento acelerado da companhia, que, desde 2019, cresce acima dos 200% em receita. O novo balanço – somado a um investimento recebido, em dezembro, pelo private equity SMZTO – faz com que a projeção de futuro da Yungas em 2022 também seja relevante, com aumento de até três vezes a base de clientes, passando dos atuais 3,7 mil para 12 mil clientes.

No médio prazo a meta de alcance é ainda mais robusta. “Nossa perspectiva é atingir 30 mil franquias até o fim de 2025, além de prospectar empresas que operam em rede com lojas e unidades próprias”, aponta Reitz.

Sediada em Florianópolis (SC), a empresa atua no mercado de franquias com uma plataforma com metodologia orientada para o gerenciamento do sucesso do cliente e indicadores de satisfação e engajamento, além de diferentes métricas operacionais capazes de facilitar a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados. A tecnologia é uma das precursoras em soluções tecnológicas para o mercado de varejo e consumo e está presente em todo o território nacional.

As mais recentes empresas a aderirem à plataforma, entre os meses de novembro e dezembro de 2021, foram as redes Inviolável, franquia de monitoramento eletrônico, e Jah do Açaí, que contempla mais de 90 unidades em 42 cidades de nove estados brasileiros.

Metodologia de Customer Success

Fundada há pouco mais de três anos com uma carteira inicial de 100 clientes, a Yungas já conquistou grandes redes de franquias e atende em todo território nacional, dentre eles estão marcas como Stone, Instituto Embelleze, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets e Delivery Much.

Para este ano, a retailtech projeta captar clientes de uma seleta wishlist, que reúne 16 redes no Brasil em verticais como alimentação, cosméticos, bebidas e combustíveis.

“Estamos atentos ao crescimento desse mercado e oferecemos uma solução para sanar uma dor recorrente do segmento: unificar e padronizar a comunicação e gestão, para maior eficiência e rentabilidade dos negócios, com o uso de dados para tomada de decisões estratégicas”, explica Reitz.

Para alcançar este objetivo, a aposta da Yungas é seguir aprimorando uma completa plataforma de gestão centralizada num sistema Health Score (índice de saúde da empresa) baseado na metodologia de Customer Success (CS). Originada e amplamente adotada por empresas SaaS, a metodologia tem o intuito de manter os clientes satisfeitos por mais tempo e, com isso, reter mais receita.

Por meio da plataforma, a empresa disponibiliza e explora dados e indicadores estratégicos para as franquias, gerando um índice de saúde da rede. Com isso, a franqueadora tem à disposição um sistema de pontuação que identifica franquias em risco ou com oportunidade de expansão, baseado em indicadores de satisfação, engajamento, padronização e faturamento. A ferramenta pode, inclusive, ser integrada a outros sistemas, gerando um ranking para agregar ao programa de excelência e/ou controlar as unidades próprias.

(com assessoria)

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Redação DMI

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