Relatório destaca avanços tecnológicos da LTE


A 4G Americas,  associação comercial da indústria de comunicação sem fio que representa a tecnologia LTE e sua evolução, anunciou hoje um novo relatório da Rysavy Research, Inovação para LTE e 5G, que destaca as novidades tecnológicas mais recentes da banda larga móvel durante a sua evolução para a 5G. As operadoras estão iniciando a adoção de Virtualização de Funções de Rede (NFV) e Redes Definidas por Software (SDN), que permitem reduzir os custos de redes e simplificar a distribuição de novos serviços.

Segundo o relatório, esses avanços também podem facilitar a adoção de Redes de Acesso via Rádio (Radio Access Networks – RANs) em nuvem que prometem ganhos de eficiência ainda maiores. Entre as inovações da LTE-Advanced destacam-se agregação de portadores, coordenação avançada de interferência entre células (Enhanced Inter-Cell Interference Coordination – eICIC), redes auto-organizadas (Self-Organizing Networks – SON) e recepção e transmissão multiponto coordenadas (Coordinated Multi-Point Transmission and Reception – CoMP). Esses são que vão aumentar o desempenho, eficiência e capacidade da banda larga móvel.

PUBLICIDADE

Aplicações

“Avanços tecnológicos estão puxando o crescimento da banda larga móvel em áreas como computação, redes e desenvolvimento de aplicativos, com usuários, e agora máquinas, consumindo um volume imenso de dados sem fio”, disse Peter Rysavy, Presidente da Rysavy Research e autor desse novo relatório para a 4G Americas. “Para responder a esses desafios, o setor está implementando redes mais eficientes, rápidas e de maior capacidade. A LTE é a plataforma sustentando esses avanços contínuos, que devem levar à integração da 5G durante a próxima década.”

LTE será a plataforma para a banda larga móvel durante sua migração para a próxima geração (5G). No mundo inteiro, o número de conexões LTE cresceu mais de 100% de 313 milhões no segundo trimestre de 2014 para 758 milhões no segundo trimestre de 2015, e o número de redes aumentou de 373 para 425 no mesmo período. A LTE-Advanced, lançada em 2013, inclui várias inovações tecnológicas nos padrões 3GPP e 88 redes comerciais já estão operando com a tecnologia LTE-Advanced em 45 países. (Assessoria de Imprensa)

Anterior Google entra do mercado doméstico, com router inteligente
Próximos MP autoriza reajuste da Condecine e taxas do Cade