Registro protegido do domínio .tel termina em 02/02


O período de sunrise (proteção de marcas famosas) para o registro do domínio .tel expira na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro. A partir do dia seguinte, o registro estará liberado para qualquer interessado em possuir o domínio, que armazena e criptografa informações sobre contatos telefônicos diretamente no DSN (Domain Name System/ Sistema de Nome …

O período de sunrise (proteção de marcas famosas) para o registro do domínio .tel expira na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro. A partir do dia seguinte, o registro estará liberado para qualquer interessado em possuir o domínio, que armazena e criptografa informações sobre contatos telefônicos diretamente no DSN (Domain Name System/ Sistema de Nome de Domínio). A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da internet, aprovou a criação do domínio em 2006 e entregou sua gestão à operadora britânica Telnic Limited (http://www.telnic.org/), que iniciou o sunrise em dezembro passado.

De acordo com a empresa, companhias da área de telecomunicações já apresentaram interesse em obter o domínio, como Orange, Vodafone, T-Mobile e Virgin Mobile. "Gostaríamos de agradecer às companhias provedoras de serviços de telecomunicações que registraram suas marcas por entenderem que .tel não é apenas mais um domínio de nível superior, mas também oferece uma plataforma inovadora e neutra, possibilitando a capacidade de interoperação dos serviços", diz Khashayar Mahdavi, CEO da Telnic Limited.

Para Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), existe uma demanda “mais ou menos automática do pessoal que tem marca” para fazer o registro do domínio. Entretanto, Getschko afirma não estar certo sobre a prosperidade deste modelo de negócio. “Não sei se existe interesse de todo mundo em difundir seu próprio telefone”, diz. Segundo ele, somente se for demonstrada uma grande necessidade deverá ser criado um domínio .tel.br. “Por enquanto é cedo para fazer qualquer movimento nesse sentido.” (Da redação)

PUBLICIDADE
Anterior 110 milhões de usuários de telefonia já têm acesso à portabilidade
Próximos MPF contesta na justiça bloqueio de aparelho celular