Receita dos serviços de informação e comunicação cresce 8,1% em setembro


Os Serviços de informação e comunicação registraram em setembro um crescimento da receita nominal de 8,1%, superior às taxas de agosto (4,8%) e de julho (7,0%). Os Serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que abrangem os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação, registraram variação de 8% e os Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram crescimento de 8,5%.

 

Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (19) pelo IBGE. De acordo com o levantamento, a receita do setor de serviços no Brasil teve um crescimento nominal de 9,6% em setembro de 2013, em relação a igual mês de 2012, superior às taxas observadas em agosto (6,6%) e julho (9,1%). O segmento de Serviços de informação e comunicação representou 29,1% em termos de contribuição relativa no mês contribuindo com 2,8 pontos percentuais para a composição do índice geral.

PUBLICIDADE

Segundo o IBGE, a taxa de crescimento de setembro ficou no mesmo patamar da taxa registrada em janeiro de 2013 e inferior apenas às taxas registradas em outubro de 2012 (11,7%) e abril de 2013 (11,6%). Os resultados acumulados no ano indicam que nos nove meses de 2013, o crescimento nominal em relação ao mesmo período de 2012 situou-se no patamar de 8,4%. Neste período, o segmento Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou o maior crescimento (10,9%), com destaque para os Transportes aéreo e aquaviário, com crescimento de 17,8% e 17,3%, respectivamente.

Os Serviços prestados às famílias registraram o segundo maior crescimento acumulado, com 10%, em que os Serviços de alojamento e alimentação cresceram 10,7%. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares registraram crescimento acumulado de 8,2%, os Serviços de informação e comunicação, 6,8% e Outros serviços, 5%.(Da redação)
 

PUBLICIDADE
Anterior Governo implanta ferramenta para compras compartilhadas
Próximos Testes de interferência da LTE na TV digital começam 9 de dezembro