Realidades virtual e aumentada vão movimentar US$ 162 bi em 2020

Essas tecnologias representarão, em 2016, mercado de US$ 5,2 bilhões
Usuário com óculos de realidade virtual. (Foto: flickr.com/photos/bagogames/)
Usuário com óculos de realidade virtual. (Foto: flickr.com/photos/bagogames/)

Duas tecnologias emergentes devem crescer sem parar e movimentar por volta de US$ 162 bilhões ao ano em 2020. Essas tecnologias são a realidade aumentada, recentemente popularizada pelo game Pokémon Go, e a realidade virtual, há dois anos a menina dos olhos do Facebook, que investiu da empresa de dispositivos Oculus.

A estimativa é da consultoria IDC, que prevê o mercado dessas tecnologias valendo US$ 5,2 bilhões neste ano. Ou seja, até 2020, haverá um crescimento de 31x. “Já está demonstrado o uso da realidade aumentado na área da saúde. Nos próximos anos, esperamos ver esse potencial concretizado também em outras áreas, como educação, logística e manufatura”, observa Chris Chute, vice-presidente de análises para o consumidor da IDC.

Será fundamental para essa multiplicação do mercado o lançamento de aparelhos compatíveis com as tecnologias, e que tenham baixo custo. Mais da metade do valor total do mercado virá de vendas de dispositivos de realidade aumentada ou realidade virtual. Mas as vendas de software vão crescer mais de 200% ao ano até 2020.

A IDC prevê, ainda, que até 2017, as receitas de realidade virtual serão maiores que as de produtos de realidade aumentada. Mas, depois de 2017, a realidade aumentada vai ganhar corpo, com adesão de setores de saúde, desenho de produtos e gerenciamento. O grande apostador do segmento é a Microsoft, com seu óculos HoloLens. Ásia, Estados Unidos e Europa Ocidental serão os principais mercados, concentrando três quartos das receitas. Os Estados Unidos, em 2020, serão o maior mercado. (Com assessoria de imprensa)

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Da Redação

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