Quem é quem no novo Conselho de Administração da Oi


O conselho de administração da Oi, eleito hoje para mandato de dois anos, conta com dois ex-diretores de operadoras – Rodrigo Abreu, da TIM; Paulino do Rego Barros, da AT&T; dois ex-executivos do BNDES, o presidente Eleazar de Carvalho, e Wallin de Vasconcellos e os demais originários do mercado financeiro.

Foto: Lucio Bernardo Junior
Eleazar de Carvalho Filho, presidente do Conselho de Administração da Oi, eleito em 17/09/18. Foto: Lucio Bernardo Junior

A Oi elegeu hoje, 17 ,a nova composição do Conselho de Administração, com mandato de dois anos. Segundo seu presidente, Eleazar de Carvalho Filho, o novo Conselho, com 11 integrantes e nenhum suplente, está agora com o número mais apropriado para o tamanho da empresa. Entre os eleitos, explicou ele, seis integravam o Conselho Transitório.

A maioria do conselho é formada por representantes do mercado financeiro. Há ainda entre eles executivos que trabalharam em duas operadoras – Rodrigo Abreu, ex-presidente da TIM, e Paulino Barros, que foi ex-presidente das Ações Globais da AT&T e dois do BNDES, que não acompanhou o aumento de capital da empresa e detém agora uma participação acionária insignificante.  Os conselheiros vinculados à empresa portuguesa Pharol só poderão voltar a decidir sobre a administração da Oi após o aumento de capital de R$ 4 bilhões, que deverá ocorrer até fevereiro de 2019.

PUBLICIDADE

A seguir um breve perfil dos novos conselheiros da Oi:

*Eleazar de Carvalho FilhoPresidente. É sócio fundador da Virtus BR Partners – empresa independente de consultoria financeira – e da Sinfonia Capital. Foi também principal sócio e CEO do Unibanco Banco de Investimento, presidente do BNDES, e CEO do UBS Brasil.

Henrique José Fernandes Luz – Ex-sócio da PricewaterhouseCooper .  Membro do Conselho de Administração do Grupo Maringá (empresas fechadas, dos ramos siderúrgico e sucroenergético) e membro do Conselho Consultivo da Racional Engenharia (empresa fechada, do ramo de engenharia), ambos desde abril de 2018.

*José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha- Ex-Presidente do Conselho de Administração da Oi S.A., companhia aberta de telefonia, desde 2009. Iniciou a carreira como funcionário do BNDES, onde exerceu diversas funções e ocupou diversos cargos executivos (1974 a 1990), tendo sido também nomeado Diretor (1991 a 1998) e Vice-Presidente, responsável pelas áreas de Operações Industriais, Jurídica e Assuntos Fiscais

*Marcos Bastos Rocha- Membro do Conselho da BC2 Construtora, desde abril de 2016, Membro do Conselho da Brazil Fast Food Corporation desde 2009, Senior Partner da DealMaker, desde julho de 2015 e Non-Executive Senior Advisor da Roland Berger Strategy Consultants, desde setembro de 2015. Foi conselheiro fiscal na Abril Educação entre 2012 e 2015.

*Marcos Duarte Santos– No Bankers Trust Company de Janeiro de 1994 a Junho de 1996, onde ocupou o cargo de Vice Presidente, Operador de Ações, sediado no Rio de Janeiro, e na mesma Companhia ocupou o cargo de Vice Presidente, operador de renda fixa, sediado em New York, de Junho de 1996 a Agosto de 1997. Trabalhou, ainda, no CSFB – Garantia, atuando como Vice Presidente, operador de Renda Fixa, de Agosto de 1997 a Novembro de 1998

*Marcos Grodetzky- Com experiência de mais de 35 anos  na Indústria Financeira, exerceu funções no alto escalão de bancos, fundos de private equity/venture capital Financeiro e no setor de Telecomunicações, Logística e Celulose. Entre os anos de 2002 e 2011, foi vice-presidente de finanças e relações com investidores da Telemar/Oi, Aracruz Celulose/Fibria e Cielo S.A. É sócio fundador da Mediator Assessoria Empresarial Ltda.,

Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana-  Foi presidente, entre julho de 2007 e julho de 2012 e diretora, entre julho de 2006 e julho de 2007, da Comissão de Valores Mobiliários. É integrante do conselho de administração de Bolsas y Mercados Españoles – BME, companhia administradora de bolsa de valores e de outras infraestruturas de mercado auto-listada na Espanha, desde abril de 2016; como membro do comitê de auditoria da Itau Unibanco Holding S.A., empresa

Paulino do Rego Barros Jr- Atuou entre setembro de 2017 a abril de 2018 como CEO da Equifax.  Em abril de 2010, fundou e presidiu a PB & C – Global Investments (LLC), uma empresa internacional de consultoria e investimento. No período de março de 2017 até novembro de 2018 foi Presidente de Operações Globais da AT & T.

*Ricardo Reisen de Pinho–  Membro independente dos Conselhos de Administração da Light e Brado Logística, do Conselho Consultivo de Editora do Brasil, e do Conselho Fiscal da Bradespar, todos com mandato até abril de 2019.

Rodrigo Modesto de Abreu- Diretor Presidente da Quod, empresa gestora de bases de dados de crédito, desde junho/2017. Foi Diretor Presidente da TIM Participações S.A. e TIM Celular S.A., empresa operadora de telecomunicações, de março/2013 a maio/2016. Anteriormente atuou como Presidente da Cisco Systems do Brasil, foi Sócio Gestor da Giau Consultoria. Foi Conselheiro da Vogel Soluções em Telecomunicações e Informática S.A.

Wallim Cruz de Vasconcellos Junior- Fundou, em 2004, a Iposeira Capital Ltda., empresa independente especializada em assessoria corporativa no Brasil, tendo trabalhado em inúmeras transações de fusões e aquisições, restruturação financeira e captação de recursos. De setembro de 2002 a janeiro de 2003, foi Diretor da Área de Indústria do BNDES, sendo responsável pelos projetos do Banco com as empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. Foi responsável pela estruturação da Área de Renda Fixa do BNDES, onde atuou como Superintendente entre outubro de 2001 e agosto de 2002.

 

 

Anterior Assembleia da Oi aprova mudança de estatuto, novo conselho e aumento de capital
Próximos Indra compra empresa de gestão de energia e transporte por US$ 46 milhões