PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

TV paga

Quantidade de acessos de TV paga volta a crescer em setembro, mas ainda é negativo no ano

Claro e Sky mantém liderança de mercado, com participação somada acima de 80%

antena-ceu-satelite-tv-paga-dish-sky-directvO número de acessos em TV paga registrou alta em setembro, devolvendo a perda registrada em agosto. O dado é compilado e divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com base em informações repassas pelas próprias operadoras. O mês terminou com a adição de 23.878 assinantes, melhora de 0,13%. O todo, o país tem 18,95 milhões de acessos de TV.

Olhando-se os números sob a óptica anual, no entanto, vê-se que o setor ainda não conseguiu superar a forte retração vista em 2015. Comparando-se os dados de setembro deste ano com o mesmo mês um ano atrás, o saldo de acessos ainda é negativo em 2,86%. Ou seja, 557,8 mil assinantes cancelaram seus serviços de TV.

Grupo 2015-09 2016-08 2016-09 Saldo Mensal Variação Mensal (%) Saldo Anual Variação Anual (%)
ALGAR (CTBC TELECOM) 108.721 100.461 100.090 -371 -0,37 -8.631 -7,94
BLUE 156.307 109.595 117.535 7.940 7,24 -38.772 -24,81
CABO 50.321 50.956 50.783 -173 -0,34 462 0,92
NOSSATV 130.443 127.269 127.416 147 0,12 -3.027 -2,32
OI 1.170.538 1.242.416 1.259.024 16.608 1,34 88.486 7,56
Outras 391.220 354.253 323.947 -30.306 -8,55 -67.273 -17,20
SKY/AT&T 5.537.956 5.323.610 5.337.536 13.926 0,26 -200.420 -3,62
TELECOM AMERICAS 10.133.097 9.862.835 9.878.515 15.680 0,16 -254.582 -2,51
TELEFÔNICA 1.836.994 1.762.486 1.762.913 427 0,02 -74.081 -4,03
TOTAL 19.515.597 18.933.881 18.957.759 23.878 0,13 -557.838 -2,86

 

Claro, que opera principalmente com a marca Net, e AT&T (Sky) perderam a maioria dos acessos. A Claro desligou 254 mil clientes em um ano, enquanto a Sky, 200 mil. Das quatros maiores empresas a operar TV paga no país, apenas a Oi ampliou sua base, fechando 88,4 mil novos contratos desde setembro de 2015. A Telefônica perdeu 74 mil acessos. Nada mudou, no entanto, em termos de liderança e concentração de mercado, com Claro e Sky abocanhando mais de 80% do mercado.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS