Qualcomm pede urgência no leilão do 5G

"Pandemia não justifica atraso do leilão de 5G", disse Francisco Soares, VP de relações governamentais Latam da Qualcomm em audiência na Câmara dos Deputados
Leilão ainda não tem data para acontecer

“Pandemia não justifica atraso do leilão de 5G. É justamente por estarmos numa pandemia que precisamos de mais tecnologia”. Assim Francisco Giacomini Soares, vice-presidente de relações governamentais Latam da Qualcomm, pediu rapidez para a realização do leilão, durante audiência sobre aspectos mercadológicos, segurança, infraestrutura e equipamentos para a implantação da nova tecnologia, realizada nesta terça, 13.

O pedido do executivo foi reforçado por Rosilda Prates, presidente da P&D Brasil, também presente à audiência. O evento online da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados teve também as participações de representantes da Intelbras e grupo Thales, e foi conduzido por Vitor Lippi (PSDB-SP), integrante do comitê.

Frente à solicitação de urgência, foi exposto no evento o desejo de que o leilão de 5G, inicialmente marcado para acontecer ainda no primeiro semestre, não seja adiado para agosto, como se cogita. A Anatel aprovou a minuta do edital do certame em fevereiro. O material passa, no momento, por análise do Tribunal de Contas da União, que vem sendo pressionado pelo governo para aprovar a proposta ainda em maio.

Trânsito conectado

Soares, da Qualcomm, também aproveitou seu tempo na audiência para comentar como diferentes tecnologias complementam a 5G. E falou do Intelligent Transportation System (ITS), padrão para conectar carros, ônibus e trens uns com os outros e com sinais de trânsito ou celulares de pessoas na rua.

O ITS ocupa faixa de 75MHz no espectro de 6 GHz, licenciado para o WiFi-6E pela Anatel. “É necessária uma preocupação adicional porque [o WiFi] pode gerar interferência [no ITS]”, lembrou.

A Anatel procurou endereçar a questão, restringindo o uso do WiFi 6E em soluções indoor e pedindo estudos da área técnica sobre interferências de soluções de baixa potência em outras aplicações, como ITS.

“A Qualcomm já está fazendo estudos em relação ao ITS e o Wi-Fi 6E, identificando oportunidades de trials”, acrescentou o executivo.

Avatar photo

José Norberto Flesch

Artigos: 281