PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Mercado

Qualcomm lança chipsets para soluções de IoT via satélite

Com rastreamento e monitoramento de IoT, modens 212S e 9205S foram projetados para uso industrial que exige conectividade de rede não terrestre ou híbrida
Qualcomm anuncia chipsets para IoT
Qualcomm revela novos chipsets para IoT com conectividade via satélite (crédito: Freepik)

A Qualcomm anunciou, nesta quinta-feira, 22, os chipsets 212S Modem e 9205S Modem. Segundo a empresa, ambos têm capacidade de satélite e foram projetados para alimentar casos de uso industrial que exigem conectividade de rede não terrestre (non-terrestrial network – NTN) autônoma ou conectividade híbrida ao lado de redes terrestres.

Os chips também permitem que empresas, desenvolvedores, ODMs e OEMs de Internet das Coisas (IoT) aproveitem informações e insights em tempo real para gerenciar projetos de negócios. A fabricante norte-americana ainda informou que está trabalhando com a Skylo, um provedor de serviços NTN, para habilitar e operar esse tipo de conectividade.

“Nossos chips Qualcomm 212S e Qualcomm 9205S levam nossos recursos de rastreamento e monitoramento de IoT um passo adiante, fornecendo conectividade e cobertura mesmo nas áreas mais remotas”, diz, em nota, Jeff Torrance, vice-presidente sênior e gerente geral de Sistemas Inteligentes Conectados da Qualcomm. “Esses produtos também mostram ainda mais nossa capacidade de trazer e escalar inovações superiores até mesmo para os ambientes de IoT mais desafiadores e complexos”, complementou.

Chips

Segundo a empresa, o modem 212S permite que dispositivos IoT estacionários usem comunicação via satélite para conectividade off-grid de alto nível.

Entre suas características, o chipset foi projetado para reduzir o consumo de energia para aplicações em locais remotos e fixos, ajudando a promover uma vida útil prolongada. As aplicações incluem a coleta de telemetria e dados de tanques de água e gás, medidores e outros equipamentos de infraestrutura.

A fabricante diz que o componente também é adequado para monitoramento de rede de serviços públicos, relatórios de detecção precoce de incêndios, instalações de mineração on-shore e off-shore e gerenciamento ambiental.

No caso do modem 9205S, o chipset permite que dispositivos IoT se conectem a redes celulares e de satélite para uma cobertura praticamente livre de lacunas e integra o GNSS para fornecer dados de localização. “É ideal para aplicações industriais que exigem conectividade terrestre e via satélite híbrida sempre ativada para bens e ativos em movimento”, sinaliza a Qualcomm.

As aplicações incluem rastreamento de contêineres de transporte transoceânico, rastreamento de equipamentos agrícolas e pecuários, rastreamento global de frota e frete para gerenciamento da cadeia de suprimentos, inclusive para parceiros logísticos que realizam entregas remotas.

O modem 9205S já está disponível no mercado. A fabricante informou que o modem 212S será lançado ainda este ano.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado