Qualcomm compra fabricante de processadores Nuvia por US$ 1,4 bi


A Qualcomm anunciou hoje, 13, a compra da Nuvia, fabricante de processadores, por US$ 1,4 bilhão. A transação ainda aguarda aval regulatório para ser finalizada. A tecnologia adquirida será embarcada nas próximas plataformas Snapdragon.

A tecnologia da Nuvia, diz a Qualcomm, será integrada a todo o portfólio de componentes para celulares, notebooks, veículos com direção assistida e infraestrutura de rede.

PUBLICIDADE

A startup vinha desenvolvendo também processadores de alto desempenho para data centers, abrindo um novo mercado para gigante americana. O movimento pode ser encarado ainda como reação ao desenvolvimento de um chip convergente por parte da Apple, que está utilizando desenho próprio em novos notebooks.

Segundo o CEO da Qualcomm Inc., Cristiano Amon, a compra permitirá à empresa explorar oportunidades em 5G, convergência entre arquiteturas móveis e computação, e a levar a tecnologia móvel a novas indústrias.

“Juntos estaremos bem posicionados para redefinir a computação e habilitar nossos parceiros a inovar e desenvolver novos produtos 5G”, diz em nota.

Toda a equipe da Nuvia e seus fundadores será absorvida pela Qualcomm. O anúncio da compra se deu com manifestações de apoio de diferentes parceiros da Qualcomm. Samsung, Microsoft, Google, Acer, Asus, Bosch, General Motors, HMD, Honor, HP, Lenovo, LG, Sony e Xiaomi são algumas das empresas que esperam avanços nos componentes para usarem em seus equipamentos.

Anterior Telefónica vende Telxius, de torres, para American Tower
Próximos Conselho Consultivo da Anatel ganha três novos integrantes