Produção do setor eletroeletrônico cai 3,5% em junho


shutterstock_Andrey Eremin_industria_politica_industrial_geralA produção industrial do setor eletroeletrônico caiu 3,5% em junho, em relação ao mesmo mês de 2015. A retração da produção do setor eletroeletrônico foi inferior ao recuo da indústria geral (-5,9%) no período. As informações foram reunidas pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), com base em informações do IBGE.

A associação destaca, porém, que apesar do recuo anual, houve melhora sequencial. Este foi o quarto mês consecutivo de aumento da produção do setor em relação ao mês imediatamente anterior. Por esta métrica, ouve crescimento de 1,3%, desempenho foi superior ao apresentado pela indústria geral (1,1%).

PUBLICIDADE

Estes resultados não evitaram a queda de 19,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação semestral, o mau desempenho permanece mais acentuado do que o da indústria geral (-9,1%) e da indústria de transformação (-8,3%).

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a performance mês a mês dentro de 2016 reflete um maior otimismo por parte do setor. Entretanto, ele observa que o caminho para a efetiva recuperação ainda deve ser longo. “Esperamos que no próximo semestre tenhamos um desempenho melhor, o que fará com que o setor feche o ano com uma queda menos expressiva do que a apresentada nos primeiros seis meses”, diz. A Abinee prevê redução de 7% na produção industrial de 2016.

PUBLICIDADE
Anterior Empresas esperam sobrecarga de rede durante a Rio 2016
Próximos Oi vence processo de propriedade intelectual que se arrasta há 31 anos