Produção de equipamentos de informática e eletrônicos cai 1,3% em outubro


A produção de equipamentos de informática e produtos eletrônicos e ópticos recuou 1,3% em outubro frente ao mês anterior, mas avançou 4% na comparação com igual mês do ano passado, como mostra a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo IBGE. Contribuíram para o resultado positivo o aumento da fabricação de televisores, máquinas automáticas digitais para processamento de dados e suas peças e acessórios, telefones celulares, monitores de vídeo e impressoras.

No acumulado do ano, a fabricação de equipamentos de informática e produtos eletrônicos e ópticos continua com índice negativo de 2,5%. Nos últimos 12 meses, o resultado é ainda pior, com queda de 4,1%.

Segundo a pesquisa, a produção industrial nacional cresceu 0,8% em outubro. Essa foi a terceira taxa positiva seguida, acumulando alta de 2,4% no período. Na comparação com outubro de 2018, a indústria avançou 1%, após alta de 1,1% em setembro, quando interrompeu três meses de resultados negativos consecutivos: junho (-5,8%), julho (-2,6%) e agosto (-2,1%).

PUBLICIDADE
Anterior Europeus e Trump se enfrentam por taxação de empresas digitais
Próximos Câmara temática vai definir projetos de IoT para cidades