Produção de celulares despenca 61% em janeiro


A produção de celulares na Zona Franca de Manaus (AM) caiu 61% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2008. Este resultado teve forte impacto na produção industrial brasileira que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) recuou 17,2% na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2008. …

A produção de celulares na Zona Franca de Manaus (AM) caiu 61% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2008. Este resultado teve forte impacto na produção industrial brasileira que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) recuou 17,2% na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2008.

Foram produzidos, em Manaus, 582.219 aparelhos no primeiro mês de 2009, ante 1.487.535 em igual período do ano passado, diz a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).Os números apontam a maior queda na produção de celulares desde outubro, quando a crise internacional começou a se agravar.

Segundo o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletroeletrônicos e Similares do Amazonas, a fabricação de celulares em Manaus representa 32% da produção no mercado nacional.Fabricam celulares em Manaus as indústrias Nokia, Semp Toshiba e Evadin.

PUBLICIDADE

De acordo com os números do IBGE, a queda na produção de material eletrônico e equipamentos de comunicações foi de 45,9% em todo o país. (Da redação, com agências)

Anterior TCU condena terceirização de serviços feita pelo Serpro
Próximos GSM tem meio bilhão de clientes nas Américas