Ato vai reger convivência entre TV digital e radiocomunicação

Anatel quer receber comentários em relação à proposta de ato sobre as condições de convivência entre serviços de TV digital e celular

Crédito: FreepikA Superintendência de Outorga e Recursos à prestação (SOR) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta quinta-feira, 23. a Consulta Pública nº 17/2023, com o objetivo de receber comentários da sociedade em relação à proposta de ato de requisitos técnicos e operacionais sobre as condições de convivência entre os serviços de TV digital, operando na faixa de 470 MHz a 698 MHz, e os serviços de radiocomunicação, operando na faixa de frequências de 698 MHz a 806 MHz.

As contribuições devem ser enviadas no prazo máximo de 45 dias, até 7 de maio de 2023, no sistema Participa Anatel.

A proposta tem como fundamento o atendimento ao modelo de gestão do espectro atualmente adotado pela agência, que estabelece que as condições de uso do espectro correspondentes a aspectos técnicos sejam tratadas no âmbito da SOR, por meio da edição de Atos de Requisitos Técnicos de Condições de Uso do Espectro.

Assim, o objeto da Consulta Pública é a proposição de Ato para aprovar os requisitos técnicos de convivência, que anteriormente estavam estabelecidos por meio da Resolução nº 640/2017 revogada pela Resolução nº 759/2023.

Os critérios técnicos objeto da Consulta Pública nº 17 incluem a descrição dos tipos e casos de interferências possíveis entre os sistemas de radiodifusão e os sistemas de radiocomunicação em faixas adjacentes, assim como as técnicas de mitigação que podem ser utilizadas.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588