Primeiros aparelhos WiFi 7 já têm data para chegar ao mercado


A Mediatek, fabricante de chipsets para smartphones e roteadores e outros tipos de dispositivos móveis, afirmou hoje, 19, que em 2023 os primeiros produtos WiFi 7 começarão a chegar no mercado mundial.

PUBLICIDADE

A tecnologia será a sucessora do WiFi 6, e está em fase de padronização pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) sob o nome técnico de IEEE 802.11be. O primeiro rascunho do padrão foi apresentado no começo do ano passado.

Caso a previsão se confirme, fabricantes de roteadores vão começar a revender produtos como WiFi 7 antes mesmo de a IEEE concluir a padronização da tecnologia. Segundo o cronograma oficial de desenvolvimento divulgado pela entidade, todas as especificações definitivas do IEEE 802.11be devem ficar prontas apenas em 2025.

Segundo a Mediatek, o rascunho atual já é suficiente para o WiFi aposentar de vez os cabos Ehternet, pois atingirá velocidades equivalentes. A velocidade, aliás, obtida em testes nos laboratórios da empresa foi 2,4 vezes superior à do WiFi 6, que começa a se popularizar no mundo. A velocidade máxima do WiFi 6 é de cerca de 10 Gbps. Os planos com o WiFi 7 são de conexões com 30 Gbps ou mais.

O WiFi 7 oferece recursos novos em todos os espectros disponíveis para uso de WiFi – incluindo 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. A velocidade maior foi obtida com o mesmo com o mesmo número de antenas. Segundo a Mediatek, porque o padrão em estudo pode utilizar canais de 320 MHz e suportar a tecnologia de modulação de amplitude de quadratura (QAM) 4K.

Outros recursos incluem MLO – tecnologia que agrega vários canais em diferentes bandas ao mesmo tempo, reduzindo interferências ou congestionamentos na transmissão. Prevê ainda uma “unidade de recursos multiusuário” (MRU), também pensada para mitigar fortes interferências.

PUBLICIDADE
Anterior 62% dos aviões comerciais não irão sofrer interferência da 5G, diz agência dos EUA
Próximos Abrint apresenta denúncia contra projeto piloto de compartilhamento de postes