PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Mercado DMI

Prévia do PIB indica crescimento de 4,5% em 2021

O IBC-Br, do BC, considerado uma prévia do PIB, subiu 0,33% em dezembro de 2021 ante o mês anterior; foi o segundo mês consecutivo de alta.
Prévia do PIB indica crescimento de 4,5% em 2021 - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira, 11, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com os números do BC, a economia brasileira registrou crescimento 4,5% em 2021.

O resultado oficial do PIB será divulgado em 4 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBC-Br subiu 0,33% em dezembro contra novembro e foi o segundo mês consecutivo de alta. Na média móvel trimestral, usada para captar tendências, o IBC-Br teve alta de 0,25% em relação aos três meses encerrados em novembro.

O IBC-Br é divulgado todos os meses, desde 2010, e funciona como uma medição antecedente do crescimento econômico do país. O índice incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e serviços, assim como impostos sobre os produtos. Já o PIB oficial do país é medido pelo IBGE e considera o resultado de todos os bens e serviços produzidos pelo país em um determinado período.

Se o PIB confirmar o IBC-BR, mostrará recuperação da economia brasileira após o forte tombo de 4,1% registrado em 2020, causado pela pandemia de Covid.

Desaceleração em 2022

No fim do ano passado, por meio do relatório de inflação, o BC estimou uma alta de 1% para o PIB neste ano, com desaceleração da atividade em função de “surpresas negativas” em dados recentemente divulgados e pelo aumento do risco fiscal.

Para o mercado financeiro, o crescimento deste ano será menor ainda. Segundo o último Boletim Focus, divulgado pelo BC às segundas-feiras a partir de pesquisa feita com uma centena de analistas dos bancos, o crescimento do PIB em 2022 será de 0,30%.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado