PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Competição

Positivo entra no mercado de sistemas de segurança eletrônica

Grupo de tecnologia compra a SC Indústria de Equipamentos Eletrônicos e já tem o aval do Cade

(crédito: Freepik)A Positivo Tecnologia compra a SC Indústria de Equipamentos Eletrônicos e entra no mercado de fornecimento de sistemas de segurança eletrônica. A operação teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições.

A Positivo foca suas atividades ao desenvolvimento e aceitação de hardware, software e soluções tecnológicas. O portfólio do Grupo Positivo Tecnologia inclui computadores pessoais (PCs), celulares, tablets, acessórios, servidores, tecnologias educacionais, dispositivos para casas e ambientes inteligentes, terminais móveis de pagamento, locação de equipamentos de informática e mobilidade (HaaS), além de projetos especiais para o desenvolvimento de hardware sob demanda e de distribuição de urnas eletrônicas, totens, entre outros.

Com a aquisição, poderá atuar na distribuição de produtos e soluções de segurança eletrônica e, rastreadores. O portfólio da SC inclui câmeras de segurança, televisões de circuito fechado (CFTV) analógico e digital, sistemas de controle de acesso, alarmes e sensores de intrusão, sistemas de detecção de incêndio, iluminação de emergência, rastreadores e soluções de energia solar, bem como atua na prestação de serviços de assessoria em projetos de segurança eletrônica, de suporte técnico especializado para auxiliar na instalação e atualização de sistemas e equipamentos, e oferece treinamentos técnicos e comerciais destinados à capacitação de profissionais para implementação de sistemas de segurança eletrônica.

As empresas argumentaram que o Grupo Positivo, apesar de entrante no mercado de sistemas de segurança eletrônica, já atua, por meio da marca Positivo Casa Inteligente, no desenvolvimento e comercialização de dispositivos e soluções de automação para casas e ambientes inteligentes. Lançada em 2019, a marca Positivo Casa Inteligente oferece dispositivos de automação desenvolvidos especialmente para o consumidor final, incluindo produtos das seguintes categorias: iluminação (lâmpadas wi-fi, fitas LED conectadas e luminárias); conforto e automação (plugs inteligentes, controles universais wi-fi, interruptores e acionadores); segurança (câmeras, fechaduras inteligentes, alarmes e sensores); conectividade (roteadores); e eletroportáteis (robôs aspiradores).

Ressaltam que, apesar de também englobarem dispositivos de automação e segurança eletrônica, os produtos da marca Positivo Casa Inteligente não se inserem no segmento de sistemas de segurança eletrônica. Enquanto os produtos casa inteligente destinam-se a automatizar ambientes domésticos, um sistema de segurança eletrônica se refere ao conjunto de dispositivos e equipamentos eletrônicos que são capazes de detectar e/ou alertar sobre alguns tipos de riscos em quaisquer ambientes nos quais são instalados.

Por conseguinte, as empresas entendem que a operação não resulta em qualquer sobreposição horizontal, visto que a compradora está entrando no mercado de desenvolvimento e fornecendo de produtos e soluções de sistema de segurança eletrônica, enquanto a SC atua somente na distribuição de tais produtos e soluções ao mercado. A Superintendência-Geral do Cade também não viu complicações na operação, que foi sumariamente aprovada.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.