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Portfólio enxuto da Oi alavanca vendas para PMEs

Oi credita bons resultados a ofertas claras e planos com valor fixo. O uso do canal digital pelos clientes reduziu a contestação de contas.

Roni-WajnbergCom aumento de 77% nas vendas, no primeiro semestre de 2016, para o segmento de pequenas e médias empresas, a Oi comemora os bons resultados da estratégia, anunciada no final de 2015, de simplificar o seu portfólio de ofertas. A apresentação das novas famílias de produtos, limitadas a no máximo quatro opções na telefonia fixa, mobilidade e banda larga, foi acompanhada do lançamento da plataforma de relacionamento totalmente digital através do app Oi Mais Empresas.

“Hoje, 80% dos novos clientes estão usando a plataforma e o índice de satisfação é de 90%”, relata Roni Wajinberg, diretor de marketing de B2B da operadora. Ele credita o sucesso da iniciativa ao fato de os clientes quererem cada vez mais soluções rápidas e automáticas para seus problemas, sem interferência de centrais de atendimentos. Quanto aos novos planos empresariais, que conquistaram 200 mil clientes no primeiro semestre – 20% do total de clientes PMEs da empresa –, ele justifica o crescimento das vendas em função de dois fatores principais: clareza e simplicidade da oferta; e planos com valor fixo, com previsibilidade de despesa para a empresa.

O relatório da companhia relativo ao segundo trimestre de 2016 destaca que o segmento PMEs, apesar de mais impactado pelo cenário macroeconômico adverso (a receita do segmento B2B recuou 4,6% na comparação anual), tem apresentado alguns resultados operacionais positivos em função da nova estratégia implementada no final de 2015. Nos dois primeiros trimestres de 2016 registrou aumento nas vendas e nos ARPUs móvel e fixo dos novos clientes e uma redução das contestações de conta.

Lojas

Em setembro, a Oi passou a comercializar todo o seu portfólio de serviços para pequenas e médias empresas em lojas do Rio de Janeiro. E até o final do ano, segundo Wajinberg, a novidade deverá chegar a metade das 1.200 lojas que a operadora tem em todo o país.

Esta é a primeira vez que a companhia adota essa estratégia com o objetivo de oferecer mais um canal de vendas aos empresários, além de um atendimento personalizado.

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