Portfólio enxuto da Oi alavanca vendas para PMEs


Roni-WajnbergCom aumento de 77% nas vendas, no primeiro semestre de 2016, para o segmento de pequenas e médias empresas, a Oi comemora os bons resultados da estratégia, anunciada no final de 2015, de simplificar o seu portfólio de ofertas. A apresentação das novas famílias de produtos, limitadas a no máximo quatro opções na telefonia fixa, mobilidade e banda larga, foi acompanhada do lançamento da plataforma de relacionamento totalmente digital através do app Oi Mais Empresas.

“Hoje, 80% dos novos clientes estão usando a plataforma e o índice de satisfação é de 90%”, relata Roni Wajinberg, diretor de marketing de B2B da operadora. Ele credita o sucesso da iniciativa ao fato de os clientes quererem cada vez mais soluções rápidas e automáticas para seus problemas, sem interferência de centrais de atendimentos. Quanto aos novos planos empresariais, que conquistaram 200 mil clientes no primeiro semestre – 20% do total de clientes PMEs da empresa –, ele justifica o crescimento das vendas em função de dois fatores principais: clareza e simplicidade da oferta; e planos com valor fixo, com previsibilidade de despesa para a empresa.

O relatório da companhia relativo ao segundo trimestre de 2016 destaca que o segmento PMEs, apesar de mais impactado pelo cenário macroeconômico adverso (a receita do segmento B2B recuou 4,6% na comparação anual), tem apresentado alguns resultados operacionais positivos em função da nova estratégia implementada no final de 2015. Nos dois primeiros trimestres de 2016 registrou aumento nas vendas e nos ARPUs móvel e fixo dos novos clientes e uma redução das contestações de conta.

PUBLICIDADE

Lojas

Em setembro, a Oi passou a comercializar todo o seu portfólio de serviços para pequenas e médias empresas em lojas do Rio de Janeiro. E até o final do ano, segundo Wajinberg, a novidade deverá chegar a metade das 1.200 lojas que a operadora tem em todo o país.

Esta é a primeira vez que a companhia adota essa estratégia com o objetivo de oferecer mais um canal de vendas aos empresários, além de um atendimento personalizado.

Anterior Com outorga de telecom, com cadastro obrigatório
Próximos Anatel quer incluir benefício social em preço de leilão de espectro