Portaria do MCTIC disciplina canais virtuais da TV digital em Rio Verde, Goiânia e Brasília


Regulamentação TV PagaO Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou hoje, 5, a Portaria nº 3.540 que disciplina e aprova as regras para utilização dos canais virtuais de TV Digital, considerando as SFNs (redes – canais ônibus), como planejado pela canalização e preservando a continuidade do conteúdo e cobertura das redes, nos agrupamentos de municípios de Rio Verde (GO), Brasília (DF) e Goiânia (GO).

A portaria ressalta a necessidade de ordenar a correlação existente entre o canal físico e o canal virtual, visto que o número deste canal deve ser único, de maneira que não exista coincidência de canais virtuais acessíveis aos receptores terrestres de cada localidade.

Para o engenheiro de comunicação da Abratel, André Trindade, a demora em disciplinar a canalização é um problema para o setor. “Infelizmente a demora em disciplinar a canalização virtual em Sâo Paulo criou um efeito de descumprimento da regra em diversas cidades e foi prejudicial aos radiodifusores que obedeciam a canalização correta”, reforçou.

PUBLICIDADE

O ministério publicou essa portaria porque algumas retransmissoras não tem respeitado a canalização virtual nas capitais, o que levou o MCTIC a disciplinar e impor sanções aos que descumprirem essa norma. “Seria interessante a portaria saísse antes do desligamento do sinal analógico nas próximas localidades”, acrescentou André Trindade. (Com Assessoria de Imprensa)

 

Anterior Logicalis compra a NubeliU, especializada em projetos em nuvem
Próximos Correios Celular terão aparelhos à venda nas agências, afirma Guilherme Campos