PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Política

PLC 79: Oi é contra transferência de recursos entre empresas

Operadora defende compartilhamento de infraestrutura por meio da compra no atacado

Logo OiOnde aplicar os recursos da troca da concessão da telefonia fixa em autorização, quando e se o PLC 79/2015, em tramitação no Senado, vier a ser aprovado? Tema de um dos painéis do Seminário de Políticas de Telecomunicações que se realiza hoje, em Brasília, provocou uma acalorada discussão entre representantes da Oi e da TIM.

Enquanto Carlos Eduardo Medeiros, VP de assuntos regulatórios da Oi, defende que não deve haver transferência de recursos entre empresas, Mario Girasole, VP de assuntos regulatórios da TIM, propôs a construção de uma rede de transporte a ser compartilhada por todas as operadoras.

Na avaliação de Medeiros, o modelo a ser definido pelo regulador tem que ter um equilíbrio entre o incentivo ao investimento em redes de nova geração (NGN) e à competição, para não ocorrer, o que aconteceu em outros países, de desinvestimento em novas tecnologias. Ele insistiu que as novas redes devem, sim, ser abertas a todos os competidores, mas por meio da venda de capacidade no atacado por quem é PMS. Modelo diferente do defendido por Girasole.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS