Parceria entre Intel e Google mira demanda por nuvem na borda das redes 5G


Intel e Google Cloud anunciaram hoje, 23, o desenvolvimento conjunto de arquiteturas em nuvem para o setor de telecomunicações e soluções integradas para operadoras. O acordo mira atender as teles na expansão de sua capacidade computacional na borda das redes móveis de quinta geração (5G).

A parceria prevê o desenvolvimento de tecnologias nativas na nuvem, característica da 5G pura (standalone). Um dos objetivos é oferecer às operadoras formas de inovar no modelo de negócio, vendendo não apenas conectividade, mas também plataformas de serviços de negócios que prevejam a entrega de aplicativos na borda da rede.

PUBLICIDADE

O papel da Intel na parceria, além de fornecer os componentes de hardware, é ajudar as operadoras no planejamento, testes e implantação da tecnologia e da infraestrutura necessária para a 5G nativa em nuvem.

Também dará acesso ao Google a seu software de referência para redes de acesso virtualizadas, o FlexRAN, ao softawre de redes abertas (OpenNESS), e a um kit de desenvolvimento (Data Plane Development Kit) para hardware com processadores da linha Xeon.

Enquanto o Google dará a sistema funcionamento de aplicações em multinuvens , batizado Google Anthos. E os recursos para as operadoras testarem novas aplicações desenvolvidas dentro da parceria. As empresas não revelaram os termos financeiros do acordo. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Telefónica Chile vende unidade de fibra para fundo KKR
Próximos Martinhão relata avanços na implantação de recomendações da OCDE