Para Google, o que a Comissão Europeia quer é subsídio a sites “pouco úteis”


google-shopping-europaA disputa entre o Google e a Comissão Europeia se acirrou hoje, 03, com a resposta da companhia a demanda da autoridade que regula a competição no bloco. Em nota publicada no blog da empresa, o vice-presidente e conselheiro geral do Google Kent Walker defendeu a forma como as ferramentas digitais do Google exibem resultados de buscas por produtos à venda na internet.

A Comissão Europeia acusa o Google de favorecer o próprio sistema de buscas de produtos à venda, o Google Shopping, exibindo poucos links de sites especializados em comparação de preços. A empresa nega que isso seja intencional, mas resultado da inteligência do sistema, capaz de identificar o que é mais relevante par ao usuário.

“Nos forçar a direcionar mais cliques para agregadores de comparação de preço só subsidiaria sites que se tornaram menos úteis para os consumidores”, crava Walker. A resposta já foi oficialmente protocolada na Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

Ele diz, ainda, que a empresa não pode ser forçada a rever sua capacidade de “atender aos usuários somente para satisfazer interesses de um punhado de sites”. O executivo reclama que a investigação europeia não é baseada na realidade. Como exemplo, cita o mercado alemão, no qual um terço dos consumidores fazem pesquisa de preço na Amazon em primeiro lugar, depois em outros sites de e-commerce. A ferramenta de indexação de preços do Google seria acessada apenas em terceiro lugar. Os sites de comparação de preços, em quinto.

Ainda não se sabe como a Comissão Europeia interpreta a devolutiva da gigante digital. Outras respostas, no entanto, ainda são necessárias. O Google também é investigado por práticas abusivas no licenciamento do sistema móvel Android e com seu serviço AdSense. As repostas para esses questionamentos, serão enviadas “nos próximos dias”.

Anterior Cade ainda julga corte de cabo da GVT de 2009
Próximos Oi deve apresentar na próxima semana plano para pagar pequenos credores