PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Tecnologia

Para além da conexão, Cisco defende ‘levar o 5G como serviço’

Solução de assistência que simplifica uso da nova conectividade em rede privada, lançada em 2022 pela empresa, cresce neste ano com novas parcerias.
Para além da conexão, Cisco defende 'levar o 5G como serviço'
Cisco Live 2023 lança novas soluções que aproveitam potencial do 5G | Foto: Cisco/Divulgação

Embora muito se fale sobre as vantagens do 5G em uma rede privada, as frustrações acerca das expectativas a partir da implantação da rede também existem. Questionado sobre os principais obstáculos para a plena adoção da tecnologia, o engenheiro técnico de marketing da Cisco, Stephen Liu, citou a solução da empresa que usa justamente os desafios como base.

“É muito difícil para uma empresa implantar o 5G privado, porque é um tipo de tecnologia a nível de operadora – ao contrário do Wi-Fi, que é corporativo. Então, é difícil gerenciar. E se eu fosse um profissional de TI, seria muito frustrante para mim, porque teria que aprender todo um novo procedimento. Portanto, nossa metodologia de levar o 5G como um serviço, eles só precisam pagar uma assinatura e nós fornecemos o design da conectividade por dispositivo”, resume Liu à imprensa no Cisco Live 2023, em Las Vegas.

O serviço em questão é o Cisco Private 5G, que une Wifi, 5G privado e IoT em grande escala para empresas, com software que simplifica o gerenciamento. A oferta foi lançada em 2022, contando com a colaboração dos fornecedores de OpenRAN JMA e Airspan.

Neste ano, a Cisco também lançou parceria com a NTT, companhia japonesa de serviços de tecnologia, com foco nos setores automotivo, de logística, saúde, varejo e público. “A NTT é uma dos caminhos para o mercado. Você tem seus provedores de serviços, eles fornecem p espectro, mas você tem que ter alguém que tenha conhecimento sobre a vertical do seu negócio. Portanto, a NTT é uma boa parceira exatamente aí, porque eles podem ter experiência em aspectos como fabricação e armazenamento”, explica Liu.

Stephen Liu reforça que a estratégia da empresa segue sendo a de promover o 5G como complementar. “Acreditamos que essa experiência unificada, de ter seu Wi-Fi e 5G ao mesmo tempo e com a mesma política de segurança, é muito importante para nossos clientes e é isso que realmente queremos resolver com nossas soluções, que esses dois funcionem juntos”, disse o executivo.

Parceria com operadoras

Entre as novidades da Cisco que envolvem as vantagens do 5G, Liu também citou a parceria com a AT&T, uma das maiores operadoras de telefonia dos Estados Unidos, que agora passa a integrar nativamente a plataforma de chamadas da Cisco, Webex, para sua base de clientes. A colaboração é resultado da visão de que o celular tem sido predominante como dispositivo de negócios.

“Conforme o volume do tráfego cresce, a arquitetura do 5G será melhor para esse tipo de uso. Mas o modelo de negócios é realmente difícil de monetizar. É por isso que acho que a maioria das operadoras está procurando soluções como IoT e ferramentas de negócios”, disse Stephen Liu.

Ainda durante o Cisco Live 2023, a empresa afirmou que um dos pilares da sua visão de futuro é a inteligência artificial e o engenheiro técnico de marketing da empresa cita as novas soluções entre as alternativas que dependem de uma conexão de qualidade.

A Cisco lançou duas aplicações de IA generativa, uma é assistente de segurança em nuvem, que usa como base as regras de firewall já existentes para gerar políticas mais eficientes e auxiliar analistas no processo de prevenção e mitigação de danos.

Outra novidade são ferramentas automatizadas para a plataforma Webex, que tem o objetivo de tornar o aplicativo de chamadas, mensagem e videoconferência mais intuitivo. Uma das novas funções são os resumos inteligentes de reuniões, que separam os principais tópicos debatidos e permite extrair pontos chave para revisão.

“A IA generativa é como um novo território, e será mais voltada para os produtos voltados para o usuário final”, conclui Liu.

*A repórter viajou para Las Vegas para acompanhar a Cisco Live a convite da empresa. 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado