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Banda larga

Ouvidoria da Anatel nega que era da internet ilimitada chega ao fim

Conforme o breve levantamento divulgado hoje, 15, pela Ouvidoria da Anatel, os planos de banda larga fixa das duas maiores operadoras brasileiras comprometem em média 15% do salário mínimo brasileiro, contra 4% do mínimo da Austrália, 8% de Portugal e Chile, 3% da Inglaterra ou 6% do norte-americano.

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O Ouvidor da Anatel, que se despede do cargo porque não pode ter mais uma recondução, Aristóteles dos Santos, divulgou hoje, 15, o último relatório de avaliação das atividades da agência , onde tece duras críticas ao comportamento da Anatel frente ao debate da franquia da internet para a banda larga fixa. Para ele, ” não é possível dizer que a era da internet ilimitada está chegando ao fim”, em  uma direta alusão a comentário do presidente demissionário da agência, João Rezende.

Ele assinala que, “contrariando a afirmação de que a fixação de um limite de franquia seria a tendência mundial, um estudo publicado pela ONU, como resultado do monitoramento da UIT (União internacional de Telecomunicações), quase 70% dos países possui grande parte de seus planos de banda larga fixa, sem franquia . Portanto, observando outros exemplos no mundo, constata-se que esta tendência não se confirma.”

Além disso, ressaltou, a própria consultoria especializada contratada pela Anatel para tecer cenários sobre o futuro do setor, a ADVISIA, demonstrou que em diferentes países, há a coexistência de ofertas de planos de banda larga fixa com franquia (e redução de velocidade ou contratação de mais dados) e de planos ilimitados.

Ainda segundo a ouvidoria da Anatel, no estudo comparativo que promoveu com ofertas de operadoras de outros países, mesmo quando só havia planos com franquias, eles em geral apresentam franquias bem maiores, se comparados com os ofertados no mercado brasileiro.

Para o ouvidor da Anatel, se a agência acabar liberando as operadoras de só manter planos de banda larga fixa com franquia de dados, ele teme que os mais prejudicados possam ser as camadas mais populares, com menos poder de compra.

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