Operadoras pretendem oferecer 4G em 700 MHz no próximo semestre no DF

As operadoras de celular querem ocupar a frequência o mais rápido possível. A TIM diz que estará pronta no dia seguinte à liberação da faixa.

ondas frequencia wikimediaAs operadoras de telefonia celular só vão esperar pela liberação formal da frequência de 700 MHz em Brasília,  que ficará totalmente limpa com o desligamento dos sinais analógicos das 25 emissoras  de TV, para ocupá-la rapidamente  com a oferta de mais serviços de quarta geração no Distrito Federal.

Segundo Oscar Petersen, vice-presidente da Claro, que hoje na solenidade de liberação da frequência representava as quatro empresas que compraram as frequências (a Oi não participou do leilão), a previsão é que no primeiro semestre do próximo ano as operadoras já estejam usando esta frequência em Brasília e nas nove cidades de Goiás que também passaram pelo processo de desligamento dos sinais.

Embora em Brasília já exista o serviço de banda larga em 4G oferecido pelas quatro operadoras de celular, a frequência de 700 MHz, por se mais baixa, é de maior alcançar, o que dá uma cobertura maior, o que significa que a comunicação dentro dos prédios fica com muito melhor qualidade.

TIM

“Estaremos prontos para lançar o 4G em 700 MHz em Brasília no mesmo dia em que a faixa for liberada pelo GIRED, após a conclusão do processo de mitigação de interferências. A TIM é líder em municípios cobertos com quarta geração no Brasil e considera o 700MHz recurso estratégico para acelerar o plano de expansão da rede LTE no país”, destaca Stefano De Angelis, presidente da operadora. .

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10393