Operadoras europeias preparam bloqueio de anúncios no celular


As operadoras de telefonia móvel que atuam no território europeu pretendem adotar uma tecnologia para bloquear a exibição de anúncios na navegação de usuários móveis. A informação é do jornal Financial Times, baseada em detalhes repassados por um executivo não identificado de uma das empresas. A medida faria parte de uma estratégia para combater o avanço das OTTs naquele mercado – onde a neutralidade de rede ainda não é consenso em todos os países.

O bloqueio dos anúncios seria feito pelo software Shine, criado por uma startup israelense, e teria início até o final deste ano. Segundo a fonte, as operadoras perguntarão aos clientes se querem fazer parte do programa, mas um plano para adoção em massa também é cogitado. Neste caso, a medida é encarada como forma de forçar Google e outras empresas digitais ou de conteúdo a partilhar suas receitas publicitárias. No primeiro trimestre, a Google faturou US$ 15,5 bilhões com publicidade.

O mesmo executivo teria afirmado que o bloqueio seria possível, do ponto de vista legal, no bloco. E mesmo que não seja sustentado por muito tempo, bastaria “uma hora para colocar as companhias digitais de mídia na mesa de negociação”. (Com agências internacionais)

PUBLICIDADE
Anterior AT&T quer vender seus serviços de IoT no Brasil
Próximos Level 3 faz parceria com Microsoft por oferta em comunicação unificada