Operadoras e Google se unem por novo padrão de mensagens multimídia


A GSMA, associação mundial de operadoras de telefonia móvel e o Google anunciaram a criação de uma iniciativa que vai desenvolver um padrão de troca de mensagens multimídia em dispositivos Android. Entre as operadoras que participam da empreitada estão a América Móvil, que controla a Claro no Brasil, e a TIM.

Segundo comunicado conjunto, o objetivo é criar um padrão aberto e interoperável, compatível nas redes de todo o mundo. As operadoras concordaram em adaptar seus sistemas às especificações padrão que serão definidas pela própria GSMA com base em software do Google, criado em parceria com fabricantes de celulares.

Entre os serviços que resultarão da iniciativa haverá grupos de conversa, compartilhamento de fotos de alta resolução, leitura de receitas, entre outros, que passam a ser parte da “experiência de troca de mensagens das operadoras”, diz a GSMA. Tudo substituirá o SMS. A associação destaca que ainda existem 4 bilhões de usuários de SMS no mundo.

PUBLICIDADE

A questão, não respondida pela entidade ao comunicar a parceria, é se há tempo para que as operadoras recuperem o mercado de mensagería perdido para as OTTs. O anúncio foi feito durante o MWC, congresso de telefonia móvel que acontece em Barcelona, na Espanha(Com assessoria de imprensa)

Anterior Operadoras móveis movimentaram US$ 3,1 trilhões em 2015
Próximos Teles dizem que há dinheiro sobrando no FSA mas não querem enfrentamento pela Condecine