Operadora suíça diz que ativou 5G em mais cidades que qualquer outra empresa


Na guerra entre operadoras pelo título de “primeira” a fazer qualquer coisa com 5G, um novo competidor apareceu ontem. A operadora suíça Sunrise anunciou que ativou, no mesmo dia, suas redes em 150 cidades do pequeno país europeu.

A empresa utiliza as frequências de 700 MHz, 2.4 e 2.5 GHz. O lançamento prevê que donos de celulares compatíveis, no caso, nenhum por enquanto no país, conseguem navegar na internet a velocidades de até 1 Gbps.

PUBLICIDADE

O acesso, no entanto, se dá no modelo lançado por Verizon e AT&T em 2018, em que a quinta geração entrega banda larga fixa a uma caixinha compatível instalada na casa do cliente.

No começo da semana operadoras sul-coreanas avisaram que hoje, 5, ativariam suas redes móveis 5G, para acesso por celular, a partir dos smartphones Samsung Galaxy S10 5G, o primeiro a chegar ao mercado com tal tecnologia.

A Verizon tratou de adiantar sua rede também para uso em celulares, para anteontem, com o lançamento de planos usando o smartphone Motorola Z3 Play com o módulo 5G em duas cidades apenas, enquanto as coreanas chegaram a 85.

A diferença se mede na velocidade do acesso: a SK Telecom promete navegação a 2,7 Gbps, enquanto a Verizon e a Sunrise indicam pico de 1 Gbps.

Anterior Liq quer evitar antecipação de pagamento a credores
Próximos Agência de dados independente é consenso na comissão que aprecia medida provisória