PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Satélite

OneWeb completa primeira constelação de satélites e sinaliza planos para América Latina

Presidente executivo da empresa de conectividade via satélite disse que tem negociado com diversos parceiros latino-americanos e africanos e que empresa está pronta para ter primeiro ano completo de geração de receita
OneWeb tem planos de conectividade via satélite para a América Latina
América Latina e África estão nos planos de conectividade via satélite da OneWeb (Crédito: Freepik)

A operadora de satélites de órbita baixa OneWeb tem planos para a América Latina e África. Sunil Bharti Mittal, presidente executivo da companhia, disse que a empresa está em negociações com “múltiplos players” nesses mercados, nos quais já conta com “muitas estações terrestres instaladas”.

Ao portal “Mobile World Live”, o executivo indicou que a companhia também tem conversas em andamento para fornecer conectividade às comunidades globais com maior necessidade, além dos departamentos de Defesa dos governos da Índia e dos Estados Unidos.

Adicionalmente, a empresa de conectividade via satélite negocia com “players OTT para [fornecer] bakcup em nuvem”, uma vez que seu serviço não é afetado por nuvens reais ou “desastres naturais”.

Segundo Mittal, satélites de órbita terrestre baixa (LEO, na sigla em inglês) oferecem baixa latência, o que os torna mais adequados para fornecer conectividade de internet banda larga de alta velocidade do que os de órbita geoestacionária (GEO). O executivo vê oportunidades na indústria marítima, em plataformas de petróleo e em aeronaves.

Vale lembrar que, em julho do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conferiu à OneWeb o direito de exploração de satélites sobre o território brasileiro pelo prazo de 15 anos.

Exploração comercial

No domingo, 26, a OneWeb lançou 36 satélites ao espaço sideral, elevando a sua constelação para 618 artefatos de conectividade. A empresa precisaria, originalmente, de 588 satélites para explorar o serviço de modo comercial. Na ocasião, Mittal apontou o backhaul móvel como um dos mercados mais importantes para a empresa.

O executivo, além disso, disse que a OneWeb já está gerando “vários” milhões de dólares por mês em receita com um serviço limitado a uma faixa de 50 graus ao norte e que, ao completar a constelação, a empresa pode cobrir “cada centímetro quadrado” do planeta.

O presidente executivo ainda pontuou que a empresa está pronta para ter o seu primeiro ano completo de geração de receita.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.