Oi inicia modernização de rede de banda larga


A Oi começou a implantar uma nova arquitetura para sua rede de comunicação de dados em banda larga. Segundo a concessionária, a inovação permite a utilização mais eficiente da totalidade de banda disponível em momentos de maior consumo, evitando assim congestionamento e lentidão na rede.

A nova arquitetura, que começou a ser implantada no fim de 2014 em parceria com a Alcatel-Lucent, é do tipo “single edge”, e permite oferecer serviços de redes de acesso, tais como móvel, banda larga, IPTV e B2B, a partir de uma mesma plataforma, sem necessidade de gerenciamento individualizado para cada tipo de rede de acesso. De acordo com a Oi, será possível reduzir em quase 50% o número de equipamentos na planta de rede de acesso IP.

A implantação da nova arquitetura começou por cidades escolhidas como prioritárias, mas o projeto em sua totalidade prevê o atendimento em 167 municípios até 2016, beneficiando cerca de 6 milhões de assinantes banda larga e mais de 9 mil clientes corporativos da Oi.

PUBLICIDADE

A Oi e a Alcatel-Lucent já são parceiras em outro projeto: o aumento em 57 vezes da capacidade de transmissão de dados no backbone da operadora. O projeto se baseia no uso de equipamentos OTN (Optical Transport Network) em circuitos de 100GB que cobrem uma extensão de 30 mil quilômetros de rede. (Com assessoria de imprensa)

Anterior TV: mais domicílios captam sinal digital que o analógico no país
Próximos Gired adia decisão sobre conversor digital para 15 de maio