Oi aposta em cidades inteligentes


A Oi está investindo numa equipe de especialistas para o desenvolvimento de aplicativos e serviços de TI nas áreas de educação, segurança pública, saúde e gestão pública. O objetivo é levar para o mercado soluções completas e ampliar a atuação no setor público. “Estamos reforçando a equipe tanto na parte de desenvolvimento quanto de integração e de processos e sistemas, contratando profissionais capacitados para essas áreas do setor público”, informou Francisco Santana, diretor de novos negócios do mercado corporativo da Oi. “Queremos ter um time capaz de entender a necessidade de cada município”, acrescentou o executivo, em palestra no 11º Wireless Mundi, realizado pela Momento Editorial.

Santana destacou que o conceito de cidade inteligente está muito associado aos conceitos de planejamento urbano, que estão amparados em pilares como governança, economia, pessoas, meio ambiente, vida e mobilidade urbana. “Quando a gente pensa como a tecnologia vai transformar uma cidade em inteligente tem que pensar pelo menos nesses seis pilares”, comentou.

PUBLICIDADE

Para isso, afirmou, é fundamental ter uma camada de gestão. “A rede é o meio para viabilizar os serviços. As TICs vão muito além da rede e passam por sistemas como o de BI (business intelligence), governança, gestão de portais para a interface governo-cidadão; aplicativos móveis, sinalização digital, integração de serviços. A Oi quer trabalhar todas essas frentes”, enfatizou. Além de reforçar a equipe, a operadora está também buscando parcerias para a oferta de um serviço completo. (Da redação)

PUBLICIDADE
Anterior Cade aprova compra da AES Atimus pela TIM
Próximos E-Commerce deve crescer 25% em 2012