O que promete a MWC este ano

A MWC promete Internet of Everything (ou Internet para tudo), que substitui a Internet das Coisas. NFT e arte digital se apresentam pela primeira vez na Feira e Congresso do MWC, que começa nesta segunda-feira, dia 28.
MWC22 começa nesta segunda, dia 28. Crédito- reprodução-telesintese
Crédito-reprodução Telesíntese

Em Barcelona, a Mobile World Congress (MWC 22)  que começa nesta segunda-feira,  28 de fevereiro, até quinta, 3 de março, promete mostrar como será o futuro com o 5G e os modelos de negócios atrelados a essa tecnologia. Além de explorar a conexão 5G e futuras,  também traz o avanço da inteligência artificial (IA), os serviços na nuvem e a Internet of Everything (IoE), que evolui o conceito de internet das coisas (IoT). Pela primeira vez, está em pauta a arte digital e os tokens não fungíveis (NFTs).

Para tanto, vai, mais uma vez, atrair grandes nomes do setor: Shuky Sheffer, presidente e CEO da Amdocs;  Adam Selipsky, CEO da Amazon Web Services (AWS); Yang Jie, presidente da China Mobile; Ruiwen Ke, presidente e CEO da China Telecom; LieHong Liu, presidente e CEO da China Unicom, Pekka Lundmark; presidente e CEO da Nokia; Allison Kirkby, presidente e CEO da Telia; Jose Maria Alvarez-Pallete, presidente e CEO da Telefónica; Andy Penn, CEO da Telstra; Nick Read, CEO da Vodafone, e Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm estão entre os confirmados.

Outro ponto que merece destaque são os desafios do setor para os próximos anos. Ameaças à segurança, problemas na cadeia de suprimentos, desinformação, lacunas no uso da Internet móvel e muito mais são também serão foco do debate. Segundo Peter Jarich, Head do GSMA – associação responsável por criar e organizar a MWC – o desafio é captitalizar o valor que a indústria oferece.

“No curto prazo, veremos esse desafio se a inflação ultrapassar a capacidade de aumentar as tarifas de serviços. A longo prazo, veremos isso na necessidade de as operadoras executarem recursos avançados de 5G para pagar investimentos em 5G e evitar se tornar provedores de conectividade de commodities”.

A edição, que prevê até 60 mil visitantes, inclui mais de mil palestrantes, mais de 1,5 mil expositores e 37 pavilhões de países. Além de debates e exposições, oportunidades de networking e uma zona de conteúdo para mostrar como indústrias, fintechs, manufatura e mobilidade estão convergindo para reinventar novos modelos de negócios. Trará ainda a inovação de startups na 4YFN (Four Years From Now) e discussões sobre diversidade e inclusão na Diversity4Tech.

[infobox title=’++ Confira aqui a cobertura completa do MWC 22 ++’][/infobox]

Com informações do MWC22

 

Avatar photo

Gabriela do Vale

Jornalista com 20 anos de experiência em produção de conteúdo e assessoria de imprensa nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, telecomunicações, meio ambiente e direitos humanos. Atualmente, trabalha no portal Tele Síntese com produção de conteúdo especializado em telecomunicações, tecnologia e inovação.

Artigos: 163