NVIDIA Enterprise dá a pesquisadores acesso gratuito software de sequenciamento genético


Em resposta à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a NVIDIA Enterprise compartilha ferramentas com pesquisadores ao redor do globo que podem acelerar a corrida para entender a doença e ajudar a formular uma resposta ao vírus.

Aos pesquisadores será fornecida uma licença gratuita de 90 dias ao software Parabricks. Baseado no Genome Analysis Toolkit, o Parabricks usa GPUs para acelerar em até 50 vezes a análise de dados de sequência. Para pesquisadores que trabalham com dados de leitura longa da Oxford Nanopore, um repositório de ferramentas aceleradas por GPU está disponível no GitHub. Além disso, os seguintes aplicativos já possuem a aceleração da GPU NVIDIA integrada: Medaka, Racon, Raven, Reticulatus, Unicycler.

PUBLICIDADE

“O sequenciamento do novo coronavírus e o genoma das pessoas atingidas pelo Covid-19 são necessários para compreender mais sobre a doença e, assim, produzir novos medicamentos e vacinas. Esse tipo de análise normalmente leva tempo e por isso disponibilizamos nossas ferramentas gratuitamente que conseguem acelerar o processo em até 50 vezes”, explica Marcio Aguiar, gerente sênior da divisão NVIDIA Enterprise para América Latina.

A empresa reconhece que a pandemia está em evolução e seguirão monitorando a situação para estender a oferta conforme necessário. A equipe da Parabricks ingressou na NVIDIA em dezembro de 2019. Esse software pode reduzir o tempo variante de um sequenciamento de genoma humano inteiro de dias para menos de uma hora em um único servidor. Dada a disseminação sem precedentes da pandemia, obter resultados em horas em vez de dias pode ter um impacto extraordinário no entendimento da evolução do vírus e do desenvolvimento de vacinas.

Aqueles que desejam utilizar o Parabricks, precisam preencher a licença neste formulário e usar GPUs NVIDIA.

Anterior Busca por aluguel de notebooks aumenta 500%
Próximos IX.br alcança marca de 10 Tbps de pico de tráfego Internet