Reclamações contra operadoras caem 19,6% no 1º semestre de 2021


Reclamações

O número de reclamações sobre os serviços de telecomunicações caiu 19,6% no primeiro semestre deste ano em comparação com o de 2020. No mês de junho, a queda foi um pouco maior, 30,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme dados da Anatel, no mês passado, houve 181.924 reclamações, ante 263.379 em junho de 2020.

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Os dados apontam para uma tendência de redução nas reclamações de usuários de telecomunicações. Em maio, a queda foi de 28,4% e, em abril, o número de reclamações havia caído 24,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Nunca houve quedas de dois dígitos antes nas reclamações que chegam pelos canais da Anatel. Isso é resultado dos investimentos feitos pelas empresas, que se mantém acima de R$ 30 bilhões no ano”, afirmou o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

O presidente destacou como um dos fatores para redução das queixas de clientes a plataforma Não Me Pertube, em operação desde julho de 2019. A plataforma faz parte das medidas de autorregulação dos provedoras de telecom e chegou a 8,12 milhões de telefones cadastrados em maio.

Todos os principais serviços de telecomunicações foram alvos de menos reclamações nos últimos 12 meses. A maior queda ocorreu no serviço de TV por assinatura, cujo índice caiu 52,4%, de 26.717 para 12.711. Na internet de banda larga, as reclamações saíram de 73.874 para 46.138, um declínio de 37,5%. Por fim, a telefonia móvel teve uma queda de 23,8% em junho em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 122.004 para 92.943. (Com assessoria de imprensa)

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